Buscar
  • Flaviane

Linkedin: Aprenda a usar a rede social a seu favor!

Você já ouviu falar no LinkedIn? A rede social de negócios foi fundada em 2002 e, desde então, auxilia milhões de pessoas no desenvolvimento do networking e na procura e divulgação de empregos. Além dos benefícios principais dessa rede para os trabalhadores, ela é muito importante para jovens que ainda não tem nenhuma experiência e querem expandir suas redes de contato. Quer aprender a como usar essa rede a seu favor? Se liga no post de hoje!


Leia também:

Confira oito sites com cursos online e gratuitos

Conselho Municipal da Juventude: a importância da vida política do jovem

Aprenda os benefícios do voluntariado


Diferente de redes sociais mais recreativas, como o Twitter ou o Facebook, o LinkedIn se baseia na formação de conexões. Quando você desenvolve seu perfil, você inicia a formação de uma rede de contatos muito similar aos ‘seguidores’ das outras redes. Assim, você consegue se candidatar a várias vagas e também conhecer pessoas da sua área que podem te ajudar na sua colocação no mercado.


Ter um perfil no LinkedIn é um passo importante na construção do seu futuro profissional. Sua página é como um currículo digital que pode ser acessado a qualquer momento, então dá uma olhada nas dicas que podem melhorar o seu perfil!


  • Preencha seu perfil corretamente

O primeiro passo para ter um bom perfil no LinkedIn é preencher todos os dados requisitados na sua página. Na hora de descrever suas experiências ou formações, não esqueça de preencher tudo com detalhes. Não deixe nada em branco!


  • Cuidado com a foto de perfil

Como o LinkedIn é uma rede profissional, a foto deve ser adequada para o seu perfil. Nada de selfies de biquinho ou fotos engraçadas: o melhor a ser feito é escolher uma foto que transmita sua identidade profissional de forma ideal. Se você é da área empresarial ou administrativa, por exemplo, pode ser mais adequado escolher uma fotografia mais séria. Já na área da publicidade e comunicação, as imagens podem ser um pouco mais despojadas.


  • Preencha a seção ‘Sobre’

Uma das partes mais importantes do seu perfil é a seção ‘Sobre’ - nela, você consegue resumir suas experiências e competências para os possíveis recrutadores sem que eles analisem todo o seu perfil. Não esqueça de incluir palavras-chave para que você se destaque nos resultados de pesquisa!


  • Seja ativo

Assim como qualquer outra rede social, ser ativo é uma peça chave na sua participação no LinkedIn. Na conquista de uma vaga ou de uma promoção, não esqueça de fazer um post sobre isso. Comente e compartilhe conteúdos interessantes - assim, as empresas conseguem ver que você está interessado em uma boa imagem profissional.


  • Participe de grupos

Muitas vagas são publicadas exclusivamente em grupos no site. Para participar de um grupo, basta pesquisar uma palavra-chave no topo do site e selecionar a categoria ‘grupos’.


  • Faça conexões

Nada de ir adicionando qualquer um, hein! As conexões do LinkedIn devem ser de acordo com seu perfil profissional. Se você procura por uma vaga de estágio de administração, por exemplo, vale adicionar as pessoas dessa área na sua cidade e região. Além disso, siga influenciadores e empresas que combinam com o seu perfil.


  • Tenha recomendações

Lembra daquele ex-chefe que te valorizava, um colega de trabalho que foi seu parceiro durante algum tempo ou um professor que passa muito tempo com você? Eles podem te ajudar na busca por um emprego. Basta que eles recomendem suas principais qualidades na seção de ‘Recomendações’ no seu perfil. Não tenha vergonha de solicitar!


  • Procure vagas de forma rápida e fácil

O LinkedIn é uma das plataformas mais simples de procura de vagas na internet. Além do direcionamento das candidaturas, o site contém as candidaturas simplificadas, que automaticamente te colocam no processo seletivo. Não esqueça de preencher seu currículo em PDF: se você ainda não sabe, não se preocupe! Aqui no blog, já ensinamos como ter um currículo de qualidade.


E aí, aprendeu como ter um perfil de destaque no LinkedIn? Não esqueça de seguir todas as dicas para conquistar aquela vaga desejada!


14 visualizações0 comentário