Buscar
  • Flaviane

Dicas para ter um currículo que chame atenção!




O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e fica cada vez mais difícil se destacar entre seus concorrentes. No entanto, existe uma forma muito prática de se destacar: ter um bom currículo.


Ter um currículo organizado e apresentável é uma das partes mais importantes de um processo seletivo - ele é sua primeira impressão, o seu cartão de visita. Assim, você consegue ressaltar suas melhores qualidades e sair na frente em busca de sua tão esperada vaga.


Pensando nisso, o GAMT preparou uma série de dicas para você preparar um currículo que chame a atenção de todos os recrutadores.


1 - Não esqueça das informações principais


O seu currículo deve ter todos os dados exigidos pelo recrutador. Geralmente, esses dados são os locais que você estudou, detalhes de sua experiência profissional, seus cursos e idiomas, além de outras experiências que você possa considerar importantes, como intercâmbios e trabalhos voluntários.


Ao menos que você trabalhe em campos mais criativos, evite fotos. Também vale evitar quaisquer dados pessoais excessivos, como o número de documentos.


2 - Molde o currículo de acordo com a vaga


Cada vaga exige um tipo de currículo diferente e você deve estar atento a todos esses detalhes. Molde as experiências e o objetivo de sua candidatura para cada vaga, ao invés de enviar sempre o mesmo currículo para todos os processos seletivos.


Se a área em que você se candidatou é mais criativa, como no design, audiovisual ou publicidade, você pode experimentar cores e estilos diferentes. Se você procura uma vaga mais séria, como contabilidade ou direito, aposte nos templates mais comuns.


Existem diversos sites que podem te ajudar nessa procura: para currículos mais criativos, aposte nos templates coloridos do Canva. Para um currículo mais comum, os templates do Google Docs podem ser a melhor opção.








3 - Não minta


Pode parecer tentador querer exagerar um pouquinho o seu entendimento de inglês, colocar capacidades que você não tem ou tentar englobar centenas de experiências em uma página só, mas isso pode ser muito perigoso. Um documento recheado de dados falsos e desnecessários pode te tirar da vaga, então seja fiel com as informações no currículo.


4 - Seja atualizado


Com tantas mudanças no mercado de trabalho, é muito importante se manter atualizado dentro da sua área profissional. Para isso, é seu dever se manter antenado e investir sempre na sua formação, seja em cursos livres, idiomas ou graduações.


Existem diversos sites que podem te ajudar nessa área, como os cursos gratuitos da FGV, SENAC e SEBRAE.


5 - Fuja de clichês


Na maioria dos currículos, as empresas esperam encontrar uma breve apresentação sobre você. Nessa parte, o ideal é apresentar brevemente suas principais qualidades e desejos no âmbito profissional. Mas não se engane: para se dar bem nessa seção, não basta apenas colocar alguns adjetivos e esperar pelo melhor.


Os recrutadores buscam originalidade e honestidade. Para isso, procure selecionar suas verdadeiras qualidades: nada de apenas colocar que você é proativo! Busque suas principais qualidades e desenvolva suas verdadeiras aptidões.


6 - Revise seu currículo


Depois de montar um ótimo currículo, você deve revisá-lo todas as vezes antes de submetê-lo a uma vaga. Por mais que você tenha ótimas qualificações, um erro de português pode te tirar de um processo seletivo em poucos segundos. Para isso, não esqueça de reler todo o documento e procurar por melhorias - saber se comunicar bem também é uma das partes mais importantes para os recrutadores.


26 visualizações0 comentário