Reflexões para ter autoconhecimento e tomar decisões
top of page
Buscar

Reflexões para ter autoconhecimento e tomar decisões

A construção de seu futuro vai muito além da sua capacidade profissional e de experiências curriculares: uma das características mais importantes que você pode desenvolver é o autoconhecimento. Para te ajudar a entender melhor sobre esse tema, o GAMT vai mostrar alguns passos na busca desse conhecimento e como aprender essas táticas pode te beneficiar nessa jornada.


O autoconhecimento é um processo de observação de nosso próprio eu, incluindo o entendimento de nossas vontades, desejos, hábitos, crenças, capacidades e defeitos. Com essas observações, você consegue tomar decisões mais seguras sobre seu futuro e carreira.


Leia também:


  • Escute a si mesmo

Uma das partes mais interessantes do autoconhecimento é escutar suas necessidades e desejos. Reserve um tempo para si e reflita: quais seus pontos positivos e negativos? O que te impede de realizar seus sonhos? O que é possível alcançar no momento? Quais suas capacidades? Com essas reflexões, você consegue enxergar o que precisa e o que seu futuro pode te trazer.


  • Aprenda com seus erros

Errar é um dos processos mais comuns da natureza humana. São com os erros que podemos construir experiências e moldar nosso futuro: conheça-os e trabalhe com eles de forma responsável.


Vale também aprender a lidar com feedbacks de forma madura. Críticas construtivas ajudam - e muito - qualquer pessoa que souber recebê-las.


  • Tenha responsabilidade

No início da sua carreira, você pode se estranhar com a responsabilidade que um emprego ou um curso podem exigir de você, e essa mudança pode ser bem complicada. Por isso, não se assuste: com o tempo, você conseguirá se adaptar a essa nova realidade.


Uma das dicas mais importantes é estar sempre conectado com seus deveres. Em uma agenda ou aplicativo, anote suas demandas semanais, mensais e anuais. Assim, você consegue limpar seus pensamentos e não atrasará nenhuma tarefa. Uma dica legal é o site Notion ou, para quem prefere escrever, o uso de uma agenda ou bullet journal.


  • Não se culpe

Por mais que a responsabilidade seja fundamental, nem sempre conseguimos atingir as expectativas de nossas metas e demandas: quando isso acontece, o melhor a se fazer é aprender com o ocorrido e corrigir seus erros. Não se culpe por isso!


  • Não se sobrecarregue e aprenda a dizer não

Com a liberdade comum do início da juventude, o início da vida profissional é um período confuso e de várias adaptações. Para que você consiga promover o autoconhecimento e respeitar seus próprios limites nesse momento, foque no gerenciamento de tempo e não tenha medo de dizer não quando necessário.


  • Procure ajuda

Assim como a saúde física, a saúde mental é indispensável para o bom funcionamento do ser humano. Não tenha medo de procurar ajuda - o atendimento psicológico pode te ajudar a orientar e acolher suas demandas emocionais ou psíquicas.


Segundo a psicóloga do GAMT, Flaviane de Cássia, o autoconhecimento é muito importante para o desenvolvimento de uma carreira. ‘‘Quando você se conhece, você consegue criar caminhos para seu objetivo profissional, lidando com os problemas diários com mais assertividade. Desta forma, cria-se o processo de desenvolvimento pessoal e profissional’’, afirma a profissional.


No GAMT, o autoconhecimento é trabalhado através do módulo de Projeto de Vida, com algumas ferramentas, técnicas e feedbacks para os jovens. O objetivo desse módulo é proporcionar o autoconhecimento através do preenchimento de ferramentas que ajudam na reflexão e análise da atitude dos alunos.


Com esse trabalho, fica mais fácil para os alunos conhecerem e visualizarem seus objetivos de vida pessoal e profissional, já que os mesmos organizam suas metas de curto, médio e longo prazo e o que precisam fazer para as alcançarem.


Se você tem interesse em entrar num programa de jovem aprendiz e desenvolver esse autoconhecimento, não esqueça de se inscrever no GAMT. O programa de Jovem Aprendiz do GAMT te ajuda a desenvolver habilidades para uma entrada qualificada no mundo do trabalho. Quando você termina os ciclos propostos, seu perfil será encaminhado para as empresas parceiras. Se você deseja participar, basta se inscrever em: https://www.gamt.org.br/aprendiz


47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page