Buscar
  • Flaviane

Como se sair bem na sua primeira entrevista de emprego



Depois de muito tempo enviando dezenas de currículos, você conseguiu uma entrevista de emprego. E agora? Como se preparar? O que dizer? O que vestir? Relaxa, não precisa se preocupar! O GAMT traz hoje diversas dicas sobre como se dar bem em uma entrevista de emprego.


Leia também:

Dicas para ter um currículo que chame atenção!

Como funciona a contratação de um jovem aprendiz?

5 passos para ser um bom aprendiz


Revise seu currículo

Não se esqueça de revisar seu currículo antes da entrevista. Além de procurar por erros ortográficos e melhorias em geral, estude sobre todos os pontos que você colocou no documento e prepare suas respostas com base nas experiências prévias que você já teve. Se você não teve experiências profissionais, pode focar em outras referências, como cursos extras ou idiomas.


Pesquise sobre a empresa

Um dos processos mais importantes antes de participar de uma entrevista é pesquisar e entender a empresa em que você pretende trabalhar. Procure entender a visão, os valores e a cultura empresarial do local. Também vale pesquisar sobre a história de origem, os principais concorrentes e o futuro da empresa.


Quando você pesquisa sobre a empresa que vai se candidatar, você consegue falar com mais confiança e, com isso, provar o quanto você pode preencher a vaga com suas capacidades e talentos.


Seja pontual

Mesmo que você seja um bom profissional e tenha um ótimo currículo, nada causa uma pior impressão do que chegar atrasado sem justificativa pertinente. Por isso, não esqueça de ser pontual.


Se a sua entrevista é presencial, procure estudar as rotas que levam ao local e chegar com, no mínimo, dez minutos de antecedência. Se a sua entrevista é remota, é interessante testar a sua conexão, áudio e vídeo antes de entrar na sala.


Se vista de modo apropriado

Cada empresa tem sua regra própria de vestuário. Na sua pesquisa, busque entendê-lo. Geralmente, empresas mais sérias como indústrias ou clínicas preferem roupas mais clássicas. Já empresas mais criativas como agências de comunicação ou de tecnologia podem ser mais abertas a visuais mais modernos. Além do dress code da empresa. Aprendiz, por exemplo, pode ir com roupa básica: camiseta, calça jeans e tênis ou sapatênis. Quando se trata de indústria importante ir sem muita bijuteria, sempre sapato fechado. Medidas de segurança no trabalho. Se usa piercing ou tattoo, idealmente esconder no dia da entrevista e depois sentir o ambiente para saber se dá pra ficar à mostra.


No caso de não encontrar mais informações, não tenha medo de apostar no básico: use roupas clássicas, como ternos, blazers, camisas e calças sociais. Nas cores, é preferível que sejam tons neutros e suaves, como branco, bege, preto ou azul escuro. Na maquiagem, procure por looks mais leves.


Seja sincero e não tenha medo de fazer perguntas

A sinceridade é um dos valores mais procurados pelos contratantes. Seja honesto sobre seus limites e capacidades, pois eles podem abrir ou limitar suas chances - sua credibilidade está sempre em jogo. Não tenha medo de fazer perguntas, já que isso demonstra confiança e curiosidade, o que pode ser muito atrativo em um candidato.


Como conseguir uma vaga de emprego?

Se você tem interesse em se preparar e participar de uma entrevista de emprego, não perca suas chances e se inscreva no GAMT. O programa de Jovem Aprendiz do GAMT te ajuda a desenvolver habilidades para uma entrada qualificada no mundo do trabalho. Quando você termina os ciclos propostos, seu perfil será encaminhado para as empresas parceiras. Se você deseja participar, basta se inscrever em: https://www.gamt.org.br/aprendiz


15 visualizações0 comentário