Dicas valiosas para aprender a trabalhar em equipe
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Dicas valiosas para aprender a trabalhar em equipe

O trabalho em equipe está se tornando cada vez mais importante dentro do ambiente profissional. Por mais que seja tentador querer trabalhar sozinho e ter controle de todas as suas demandas e limites, o trabalho em grupo é essencial para desenvolver capacidades e talentos fundamentais para o mercado. Quer aprender mais sobre isso? Se liga no post de hoje!


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Desde o início da história, o trabalho em grupo fez parte da essência humana. Do trabalho comunal até as grandes fábricas, o ser humano sempre necessitou dessa organização para sobreviver em sociedade. Com as mudanças trazidas pela tecnologia e o imediatismo proporcionado pela mesma, se vê uma necessidade ainda maior de desenvolver o trabalho em grupo.


Para a psicóloga Flaviane Santos, o trabalho em grupo é extremamente necessário para o funcionamento social: ‘’Nós aqui do GAMT estimulamos o trabalho em grupo porque sabemos que ele estimula o desenvolvimento de algumas habilidades comportamentais, como a empatia. Saber ouvir o outro, se colocar no lugar do outro, é muito importante e é uma das habilidades do profissional do futuro’’, afirma a profissional.


Se você ainda tem dificuldades para aprender a trabalhar em grupo, separamos algumas dicas para você.


Respeite as diferenças e opiniões

Em qualquer grupo social, é comum encontrar pessoas com opiniões diferentes. Saber lidar com essas opiniões de forma saudável é fundamental para conseguir realizar um trabalho de qualidade. Se coloque no lugar do outro e observe suas atitudes. Assim, você consegue sempre respeitar as posições diferentes que as pessoas adquirem ao longo da vida.


Escute ativamente

A habilidade de escuta é uma das partes mais importantes de um trabalho em grupo. Não basta apenas ouvir o que as pessoas têm a dizer: é necessário mostrá-las que você as compreende e que vai levar em conta as informações e opiniões debatidas.


Estabeleçam funções e demandas

Para um trabalho em grupo de qualidade, é necessário estabelecer limites e funções entre os membros. Nunca se esqueça de delegar muito bem suas próprias demandas e entender o necessário a ser feito. Um grupo organizado evita problemas futuros e preserva a qualidade de tempo da equipe.


Seja participativo

Não adianta deixar seu trabalho para os outros: a peça fundamental de um trabalho em equipe é a responsabilidade. Sempre realize a sua parte com excelência e se ofereça para ajudar as outras pessoas. Isso desenvolve a confiança mútua entre o grupo.


Desenvolva sua paciência

Nem todos os momentos do trabalho em grupo são positivos. Nos momentos de discordância e desavenças, sempre foque nos objetivos finais do trabalho e fortaleça sua paciência. Experimente exercícios para melhorar sua paciência, como o autocontrole, a respiração e o desenvolvimento de hobbys fora do ambiente de estudo e trabalho.


Tenha confiança

Um dos pontos cruciais do trabalho em grupo é o desenvolvimento da confiança mútua. Quando se divide uma tarefa, é normal se preocupar se o outro está realizando o trabalho da forma correta. Por mais que esse pensamento seja comum, não é benéfico dentro do trabalho em grupo. Nada de microgerenciar o trabalho de todas as pessoas: fortaleça sua confiança e aprenda a dividir o trabalho de forma saudável.


Saiba ouvir críticas e feedbacks

Por mais que ninguém realmente goste de ouvir críticas sobre seu trabalho, elas são necessárias para o aprimoramento da qualidade do trabalho. Críticas construtivas podem ser uma chance de visualizar o próprio trabalho com outros olhos, e, assim, aperfeiçoar suas qualidades e lidar com seus defeitos.


E aí, aprendeu a desenvolver um trabalho em grupo de qualidade? Não esqueça de seguir as dicas para isso!


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