Primeiro emprego Como se destacar
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Primeiro emprego Como se destacar

Atualizado: 26 de dez. de 2022

O primeiro emprego, dando início a vida profissional é sempre acompanhado de muitas dúvidas.

Sem experiência, a maioria dos jovens sofre na hora de se adaptar a essa nova realidade.

O que fazer?

Como ser um bom funcionário?

Como me destacar em meio a tantas pessoas?


Se destacar em seu primeiro emprego é uma parte essencial de sua vida profissional. Ao se destacar, você cria uma boa reputação, ganha a confiança de seus líderes e consegue desenvolver contatos para toda a vida.


Quer aprender a conquistar seus líderes e se destacar em seu primeiro emprego?ofissões: Engenheiro de Produção


Saiba lidar com o nervosismo

O momento chegou: você foi contratado e vai começar a trabalhar e receber por isso. Esse momento pode trazer grande ansiedade: não é todo dia que você é apresentado a um ambiente totalmente diferente.


Se você quer se destacar logo de primeira, procure exercitar seu nervosismo e tente, ao máximo, ser sociável e presente com seus colegas e líderes de trabalho. Um funcionário que se interessa por seus colegas e não tem medo de se posicionar é um funcionário dedicado.


Conheça a empresa que você está trabalhando

Não basta apenas saber o que acontece na sua área de trabalho. Um funcionário antenado é essencial para o funcionamento de uma empresa. Como uma engrenagem, ela só funciona quando todas as partes estão conectadas.


Procure também conhecer os líderes de outras seções e estudar sobre o trabalho de sua empresa. Quando você se mostra atento ao trabalho, você prova ser uma pessoa de confiança.


Seja organizado

O primeiro emprego é a sua chance de criar hábitos e rotinas em seu dia a dia como funcionário, e a organização é essencial durante esse processo. Nada de chegar atrasado ou esquecer o que você deve fazer: saiba dividir seus horários e entregar demandas na hora correta. Assim, seus líderes vão saber com quem podem contar.


Solidifique relacionamentos

Como novo funcionário, pode ser difícil consolidar relacionamentos em seu ambiente de trabalho. No entanto, não se pode esquecer que uma boa relação com as pessoas de sua empresa pode mudar sua vida profissional.


Seja na hora de pedir por uma recomendação ou por ajuda, ter uma boa relação com seu líder é muito importante.


Aceite críticas e saiba mudar

Nem todos os momentos da sua vida profissional serão formados por acertos. Erros são comuns em nosso dia a dia - a pressa e a necessidade de constante perfeição podem ser inimigos de um trabalho de qualidade. Por isso, é necessário que você aprenda a aceitar críticas construtivas de forma saudável.


Críticas construtivas nos ajudam a crescer. Sempre que receber algum comentário a respeito de sua conduta em seu emprego, analise o que foi discutido e perceba onde você pode melhorar. Sem críticas, seria muito mais difícil evoluir.


Não tenha medo de pedir ajuda e orientação

Chegou a hora de realizar um trabalho e não sabe por onde começar? Tem uma ideia diferente do planejado e não consegue colocá-la em palavras? Esse sentimento é comum para muitos trabalhadores. O que diferencia um funcionário do outro é a capacidade de pedir ajuda e orientação de seus amigos e superiores.


Pedir ajuda não é demonstrar fraqueza. Pelo contrário: quando você consegue admitir que não sabe, você demonstra honestidade e confiança a seus colegas e líderes de trabalho.


E agora?


Para entender a visão de um novo empregado, o GAMT conversou com a recém-empregada Mariana Fabiano. Como estudante de Jornalismo, Mariana aguardava pacientemente por uma oportunidade no mercado de trabalho, até que encontrou uma vaga de estágio em Marketing pela internet.


''A sensação foi de conquista. Estamos vivendo em um grande período de desemprego no Brasil, então a quantidade de oportunidades que achei não foram tantas. Passei semanas e semanas me inscrevendo em processos seletivos, então quando fui chamada o maior sentimento foi de alívio e felicidade’’, afirmou a estudante.


No primeiro dia de seu emprego como estagiária de Marketing, Mariana declara que se sentiu ansiosa: ‘’Experiências novas são sempre desafiadoras, e essa não foi diferente’’. Indagada sobre como ela se preparou para causar uma boa impressão, ela destaca a pontualidade: ‘’Foi acordando cedo, tomando um banho bem quente e chegando com antecendência’’.


Ao finalizar, a futura jornalista destaca a importância de não temer as mudanças no ambiente de trabalho: ‘’Quando a oportunidade aparecer, se joga. Não tem que ter medo. Todos aprendemos fazendo, errando e treinando. Trabalhar é isso. Aprender todo dia’’


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