1ª entrevista de emprego: como se preparar bem

Guia prático para jovens

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Há 45 anos, preparamos e conectamos jovens a grandes empresas do mercado de trabalho. Nosso compromisso em garantir o início da vida profissional desses jovens sempre tem um primeiro grande marco: a entrevista de emprego.

 

Nesse artigo, vamos compartilhar as dicas que oferecemos aos jovens capacitados por nós. Basta selecionar os botões abaixo para ir direto no conteúdo que você busca.
 

O que fazer antes da entrevista

Tão importante quanto o dia da entrevista são os dias anteriores, de preparação. Por isso, atente-se às dicas abaixo e tenha certeza que completou todas elas.


 

Pesquise sobre a empresa

Acesse o site e as mídias sociais da empresa que lhe convidou para uma entrevista. Descubra as diferentes áreas de atuação, a missão e os valores da organização. Leia até ter uma visão geral sobre a organização.

 

 

Pesquise sobre a vaga

Depois de pesquisar sobre a organização, procure entender como a função que você deseja desempenhar se encaixa no todo. Quais atividades você irá desempenhar, como elas podem ajudar a organização?


 

Revise o endereço para não se atrasar

Atrasar no dia de trabalho é ruim. Atrasar para a entrevista é muito pior. Antes do dia da entrevista, confira o endereço da empresa e tenha certeza de que você sabe chegar lá. Tente chegar com antecedência nas proximidades do escritório para evitar surpresas indesejáveis no trajeto.

 

Se a entrevista for remota, cheque sua conexão com a internet antes e tenha certeza de que você tem o link da sala de reunião virtual. Deixe tudo preparado com no mínimo 30 minutos de antecedência.


 

Revise seu currículo e destaque pontos fortes e fracos

Seu currículo foi um dos fatores determinantes para você garantir o convite a uma entrevista. Estude-o com atenção, destacando as suas maiores qualidades que podem não ter ficado tão claras no documento. Destaque os pontos fracos do seu currículo para se preparar para eventuais perguntas do/a entrevistador/a.


 

Reflita sobre você e o que sonha para sua carreira profissional

Nenhum gestor competente quer um par de braços para desempenhar uma função repetitiva. Empresas querem pessoas que agreguem à organização, que tragam ideias inovadoras e abracem os projetos em conjunto.

 

Por isso, é importante deixar claro que você não se interessa por emprego x ou y apenas para ter um salário ou uma primeira experiência. É importante demonstrar seus desejos de médio prazo, suas aspirações profissionais. Pense nelas antes da entrevista.


 

Treine antes sua apresentação para o recrutador

Você também pode simular uma entrevista antes sozinho, na frente do espelho. Mas o melhor mesmo é contar com a ajuda de uma pessoa conhecida, da família ou amigos. Mesmo que a simulação não lhe dê muitas ideias de conteúdos para falar na entrevista, a dinâmica o ajudará a relaxar para o grande dia.

O que fazer durante a entrevista

Seu currículo é a melhor forma de compartilhar as primeiras informações sobre sua jornada profissional e acadêmica. Já a entrevista tem o objetivo de mostrar quem você realmente é, sua personalidade e suas atitudes que precisam causar boa impressão. Abaixo listamos algumas dicas para o grande dia.

 

 

Gentileza gera gentileza 

Uma das formas que temos para lidar com o nervosismo ou a ansiedade é nos fechar, o que pode nos fazer parecer diretos demais ou até arrogantes. Saiba que ninguém gosta desse tipo de atitude e poucos associam-as ao nervosismo. Então tenha certeza de chegar ao local da entrevista demonstrando abertura e sendo gentil com os funcionários da empresa e também com os concorrentes à vaga.

 

Dê respostas objetivas

Evite dar respostas vagas demais. Entenda qual a pergunta e responda-a de maneira direta. Ao invés de buscar por respostas genéricas, busque a sinceridade. É melhor responder que ainda não tem domínio da atividade x, mas que está se capacitando ou que sabe a atividade y.

 

Evite também respostas curtas demais, como sim e não. Aproveite a oportunidade da entrevista para comunicar suas qualidades, de modo sucinto. A ideia é engajar em uma conversa aberta e honesta com o/a entrevistador/a.

 

 

Não interrompa o/a entrevistador/a

Essa dica fala por si. É importante segurar a vontade de falar muito sobre si e dar o espaço que o/a entrevistador/ precisa para guiar a conversa com você. Respeite o tempo de fala dele/a.

 

 

Aceite seu nervosismo

É completamente normal ter que lidar com o nervosismo e existem vários exercícios para ajudar nesse processo. Esses exercícios variam muito, mas há sempre um primeiro passo essencial: aceitar o nervosismo, entender que é natural. Não se repreenda ou se culpe por senti-lo. Use essa aceitação para focar nas outras questões importantes para a entrevista.

 

 

Não minta

A gente sabe que mentira tem perna curta. Não importa quão bem você foi na entrevista, se você mentir e o/a entrevistador/a descobrir toda a boa impressão vai por água abaixo. Ninguém quer trabalhar com pessoas  inconfiáveis.

 

 

Não reclame ou seja negativo

Ser um crítico propositivo é diferente de ser negativo. O crítico propositivo identifica problemas como oportunidades de melhoria. Mostre que você é uma pessoa positiva, que vem para somar à organização.

 

 

Mostre que sua vontade de aprender é maior que sua inexperiência

O/a entrevistador/a sabe que você não tem experiência e isso pode ser um ponto positivo. Mostre que você quer se desenvolver enquanto profissional, que você terá vontade de crescer dentro da organização e contribuir com ela enquanto aprende.

Perguntas mais frequentes

Em geral, as perguntas dos entrevistadores estão dentro do universo de possibilidades listado abaixo. Dê uma olhada nas perguntas e pense nas respostas que você poderia dar a elas.

 

 

Quais seus objetivos profissionais de longo prazo? 

Seja objetivo: ser diretor de engenharia, por exemplo.

 

Quais seus objetivos profissionais de curto prazo? 

Seja específico: ser gerente de vendas, por exemplo.

 

Por que acha que devemos contratá-lo? 

Conte como pode, com seu desempenho, gerar lucros para a empresa.

 

Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos? 

Escolha bons exemplos. Liste as cinco maiores realizações de sua carreira. Escolha bem e mencione as mais condizentes com o seu objetivo profissional, de preferência recentes.

 

O que você procura num emprego? 

Desafio, envolvimento e chance de contribuir com a empresa.

 

Quais seus pontos fortes? 

Fale de características universalmente desejadas: entusiasmo, persistência, dedicação, responsabilidade e competência técnica.

 

Quais seus pontos fracos? 

Nunca mencione algo muito negativo. Responda coisas positivas, como ser exigente demais ou perfeccionista.

 

Fale mais sobre você. 

Seja sucinto e focalize nos resultados. Não trate da vida pessoal.

Perguntas que você pode fazer ao entrevistador

A entrevista não precisa ser unidirecional. É importante que você expresse ideias, tire dúvidas e influencie o rumo da conversa. Abaixo listamos algumas sugestões de perguntas. Use essa lista para gerar suas próprias perguntas.

 

Quais são as metas da empresa?

Entenda as metas da organização.

 

Quais são os principais desafios da empresa?

Entenda quais são as dores da organização e, principalmente, como seu cargo pode ajudar a resolvê-las.

 

Por quais novos resultados esse cargo vai ser responsável?

Entenda as metas e responsabilidades do cargo.

 

 

O que você desejaria ver no novo ocupante desse cargo?

Entenda quais atitudes e habilidades são esperadas para seu cargo.

+++ conteúdo +++

 
 
 
 
 

Assine nossa newsletter e receba as novidades antes de todo mundo.

CONTATOS

gamt@gamt.org.br
(12) 3652 8015

(12)99799 8015 (WhatsApp)

Rua Nações Unidas, 250
Vila São João, 
Caçapava/SP

CONTRIBUA

Doe

Voluntarie-se

#Evoluindo 

JUNTOS

CONECTE-SE

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

© 2020 por vvv. make the web simple