como tirar o título de eleitor
top of page
Buscar

Como tirar o seu título de Eleitor - Passo a Passo

Atualizado: 21 de set. de 2023



O que é o título de eleitor?


Para participar de qualquer eleição no Brasil, é necessário estar cadastrado na Justiça Eleitoral. Esse cadastro é intitulado ‘título’. No país, o voto é obrigatório para as pessoas maiores de 18 anos. Para jovens de 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas não deixa de ser essencial para a democracia brasileira.

Além disso, o título de eleitor não serve apenas para que você participe das eleições. Diversos documentos, processos e inscrições exigem o título, como:


  • CPF

  • Passaporte

  • Matrículas em escolas e faculdades

  • Concursos Públicos

  • Contratações em empresasm o título, você não consegue realizar nenhuma dessas atividades. Então vamos aprender como tirá-lo, né?


Como tirar o título de eleitor?


A emissão do título de eleitor pode ser feita digitalmente, pela página TítuloNet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou presencialmente, em um cartório eleitoral.


Para tirar seu título de eleitor, primeiramente é necessário digitalizar os seguintes documentos:

  • Documento oficial de identidade com foto (frente e verso).

  • Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço).

  • Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito).

  • Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (para homens com 19 anos que ainda não tenham título eleitoral)

Feito isso, acesse a página do Título Net e clique no link iniciar seu atendimento a distancia.


Como fazer para tirar o título de eleitor pelo aplicativo?

Veja o vídeo com o passo a passo




Após o processamento de todos os dados, você pode acompanhar a sua solicitação na seção “Acompanhar Requerimento”. Quando suas informações forem aceitas, você pode baixar o aplicativo ‘E-Título’ e já estará apto para participar das eleições brasileiras.


Como instalar

  1. Acesse a loja de aplicativos do seu celular.

  2. Baixe o app e-Título.

  3. Informe o número do título, data de nascimento, seu nome e os nomes do pai e da mãe.


Para tirar o título presencial

Deve-se agendar o atendimento pelo portal do Título Net e visitar o cartório escolhido com os mesmos documentos da seção digital: documento de identidade, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar para homens.



Você já conhece um programa jovem aprendiz?

Como o GAMT pode te ajudar a ingressar no mercado de trabalho?

O GAMT realiza o programa Jovens Talentos que ensina jovens a desenvolverem habilidades e competências necessárias para sua formação profissional. Eles passam por várias etapas de aprendizagem que tem o objetivo de os deixarem prontos para os desafios encontrados no mercado. Após finalizarem essa formação, os jovens são encaminhados para vagas em empresas da região


Este Programa de Aprendizagem é formatado de acordo com a Lei Federal 10.097/2000, a qual regulamenta a inserção de jovens ao mercado de trabalho usando uma aprendizagem prática e teórica. Estabelecendo normas tanto para as empresas contratantes quanto para os jovens aprendizes.


Se você busca uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, venha fazer parte do GAMT. Para jovens que residam em Caçapava, Taubaté, São José dos Campos, Jacareí ou Pindamonhangaba façam a sua inscrição para o ser, é gratuito, clicando aqui.





Faça um PIX, doando qualquer valor e nos ajude a continuar incluindo jovens no mercado de trabalho

1- ABRA O APP DO SEU BANCO

2-ENCONTRE A AREA PIX DENTRO DO APP DO SEU BANCO

3-SELECIONE PAGAR QR CODE OU ALGO DO TIPO E ESCANEIE A IMAGEM AO LADO

4- DIGITE O VALOR QUE DESEJA DOAR E CONFIRME A OPERAÇÃO CONFORME INSTRUÇÃO NA TELA

170.801 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page