5 benefícios de contratar um jovem aprendiz para sua empresa
top of page
Buscar

5 benefícios de contratar um jovem aprendiz para sua empresa

A Lei da Aprendizagem dita que 5 a 15 por cento dos trabalhadores de empresas de grande e médio porte devem ser aprendizes. Mais que apenas uma lei, o projeto auxilia milhares de jovens todos os anos, e também pode beneficiar muito a sua empresa. Hoje, o GAMT apresenta alguns benefícios que sua empresa pode receber ao contratar um jovem aprendiz.


Leia também:




Adaptação

A contratação de jovens aprendizes pode ser muito benéfica para a cultura empresarial. Como novo contratado, o jovem aprendiz não tem experiência profissional ou treinamento prévio, e por isso, consegue se moldar rapidamente aos valores e ideais da empresa.


O desenvolvimento da cultura empresarial é uma parte muito importante de uma empresa, e o jovem aprendiz pode desenvolver essa cultura e também se capacitar para se tornar um bom funcionário em caso de efetivação.


FGTS reduzido

A contratação de um jovem aprendiz também traz benefícios fiscais. Assim como qualquer contratado pela CLT, os aprendizes também recebem o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), mas são regidos por outra lei. Diferente dos demais trabalhadores, que pagam 8% do FGTS, os aprendizes pagam apenas 2%.


Dispensa do aviso prévio remunerado

Em uma contratação regular, os empregados têm direito de, no mínimo, um mês de aviso prévio. Se, por acaso, o contrato do jovem aprendiz acabar antes do esperado, ele é categorizado como Extinção Automática do Contrato de Aprendizagem. Ao contrário de um empregado comum, a empresa não precisa realizar nenhum procedimento de aviso prévio.


Ausência do pagamento de multa rescisória

De acordo com a lei brasileira, as empresas devem pagar uma multa rescisória para os trabalhadores dispensados. Na multa, qualquer trabalhador dispensado sem justa causa deve receber o saldo do FGTS e uma multa rescisória de 40% desse valor. No contrato de um jovem aprendiz, não há necessidade desse pagamento.


Benefícios sociais

A contratação de um jovem aprendiz também tem grandes benefícios sociais. O programa jovem aprendiz consegue moldar profissionais qualificados e cidadãos conscientes. A inserção de jovens no mercado de trabalho pelo jovem aprendiz consegue elevar a posição econômica desses trabalhadores, e também capacita-os com talentos diversos para o futuro.


509 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page