10 Motivos para Empresas Contratarem Jovens Aprendizes
top of page
Buscar

10 Motivos para Empresas Contratarem Jovens Aprendizes

Atualizado: 24 de set. de 2020


1. Formação de profissionais para sua cultura!

Ao contratar um jovem aprendiz, a empresa tem a chance de formar seu profissional “ideal”. Isto porque, em geral, é a primeira experiência profissional do jovem, e desta forma, é possível passar seus conceitos e valores, sem muita barreira de conceitos e vícios pré-estabelecidos.


2. Ajudar no desenvolvimento dos jovens

O mundo do trabalho é um rico ambiente de desenvolvimento social, muito diferente do vivenciado pelo jovem na escola e em casa. Viver os processos de trabalho em equipe, negociação, flexibilidade e compreensão de hierarquia é algo muito rico para o repertório social do jovem.


3. Contribuir para ampliação da visão de mundo dos jovens, ajudando os mesmos a ingressarem em uma formação técnica ou superior

Além da possibilidade de todo aprendizado de ambiente de trabalho, os jovens têm a oportunidade aprender com as experiências de vida de seus gestores/monitores. É uma rica experiência cultural para ambas as partes; os gestores aprenderem sobre a realidade do jovem e ser parte fundamental para o desenvolvimento dele, e o jovem por sua vez pode ampliar suas possibilidades de mundo.


4. Engajamento e motivação

O jovem em início de carreira possuí muito gás! Aproveite essa vontade de aprender e se desempenhar que vem sem nenhum fator externo, e dê mais estímulos para a continuidade deste comportamento. Logo sua equipe pode ser “contaminada” por esta energia.



5. Ter em suas equipes jovens que poderão trazer novos olhares e ideias, para contribuir no desenvolvimento e crescimento da empresa.

Esta nova geração, quando bem estimulada e orientada, tem muito a agregar com suas experiências tecnológicas e buscando sempre praticidade para seu dia a dia. Dar a oportunidade, ou até mesmo como forma de desafio, uma contribuição com a área pode ser benéfico para ambos os lados.


6. Contribuir na formação profissional dos jovens.

Dar a oportunidade de um jovem vivenciar o dia a dia de uma empresa é uma grande oportunidade de orientação vocacional, pois o jovem vai aprender, conviver e tirar suas conclusões sobre afinidades ou não com os diferentes setores.


7. Contar com parceria para esta responsabilidade de formação

Ao contratar um jovem aprendiz, a empresa firma uma parceria muito importante com a Organização Capacitadora, que vai muito além da formação teórica exigida pela legislação. A Organização parceira se une às empresas na formação qualificada dos profissionais do futuro, dando todo suporte nas orientações e práticas para o desenvolvimento das Soft Skills.


8. Ser vista e reconhecida como um exemplo a ser seguido por outras empresas

Inegavelmente a contratação de jovens aprendizes é uma ação social que traz um olhar muito positivo da população. Empresas que investem no desenvolvimento de novos profissionais terão, além de todos os benefícios já mencionados, avaliação positiva da comunidade onde está inserida, e até ser referência em ações de responsabilidade social para outras empresas.


9. Contribuir com a melhoria socioeconômica desses jovens e do território

O salário deste aprendiz pode ser fundamental em sua casa, mas é a hora de desenvolver adultos mais conscientes para o consumo e administração financeira. Propiciar um trabalho com rendimentos mensais fixos o ajuda a organizar suas metas e necessidades, e usar seu dinheiro da melhor forma.


10. Cumprir a Cota estipulada em legislação federal

Por último, mas não menos importante, a contratação de jovens aprendizes é uma obrigação para as empresas que possuem a partir de 7 funcionários em funções que demandem formação profissional. Portanto dar essa oportunidade aos jovens faz parte da responsabilidade legal das empresas.


4.008 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page