Buscar
  • Juliana Ferro

Principais dúvidas na hora de contratar um aprendiz

Atualizado: Set 24



Muito além das responsabilidades exigidas pela Lei 10.097/2000, o Programa de Aprendizagem possibilita às empresas contratantes desenvolver talentos dentro de sua cultura. Além disso contribuir para o desenvolvimento profissional de jovens interessados e em busca de uma oportunidade de alavancar seu futuro.


É uma modalidade especial de trabalho que garante o desenvolvimento profissional do jovem através da experiência prática realizada na empresa, e a experiência teórica correlata complementar realizada no GAMT.


Reunimos aqui as principais questões que permeiam a Legislação da Aprendizagem e o dia a dia da empresa. Neste post você entenderá mais sobre algumas regras e vantagens ao aderir ao Programa.


Quais atividades o aprendiz pode realizar em minha empresa?

As atividades práticas devem estar relacionadas àquelas apresentadas na emenda pedagógica da Capacitação (devidamente inscrita e regulamentada pela Secretaria do Trabalho). Isto garante que o aprendiz desempenhará a função correlata a CBO de sua contratação. Também é importante seguir as orientações quanto a característica de aprendizagem assim como respeitar a fase de desenvolvimento biopsicossocial em que o jovem se encontra.


Qual a carga horária de um aprendiz?

O aprendiz contratado deverá cumprir a carga horária definida pela Capacitação contratada. Ao aprendiz é proibida a realização de horas extras e exceder 5 dias de trabalho na semana. Lembrando que a Capacitação compõe do escopo de trabalho do aprendiz, e portanto, também deverá respeitar essas diretrizes.


Qual o salário de um aprendiz?

O aprendiz tem direito a, no mínimo, um salário mínimo hora. Não há um teto.


O aprendiz pode realizar somente as atividades em minha empresa e faltar nas capacitações?

Como o que caracteriza a modalidade de Aprendizagem é o desenvolvimento das atividades teóricas e práticas concomitantemente, não é possível substituir a Capacitação pela atividade prática.


Quer saber mais detalhes sobre a legislação? Pelo link abaixo você terá acesso a última publicação federal sobre a Lei da Aprendizagem.

manual de aprendizagem
.pdf
Download PDF • 1.20MB



1 visualização

CONTATOS

gamt@gamt.org.br
(12) 3652 8015

(12)99799 8015 (WhatsApp)

Rua Nações Unidas, 250
Vila São João, 
Caçapava/SP

CONTRIBUA

Doe

Voluntarie-se

#Evoluindo 

JUNTOS

CONECTE-SE

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

© 2020 por vvv. make the web simple