Dia Internacional da Mulher:
top of page
Buscar

Dia Internacional da Mulher:

Atualizado: 7 de mar. de 2023

como a Aprendizagem Criativa pode ajudar no empoderamento de meninas


O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para refletir sobre a forma como a sociedade trata as mulheres. Estudos mostram que elas ainda enfrentam desigualdades no mercado de trabalho, violência de gênero e assédio. A igualdade de gênero é crucial na sociedade atual e a aprendizagem criativa se mostra uma ferramenta poderosa para combater esses problemas. É necessário promover a conscientização e ações efetivas para construir uma sociedade sem preconceito de gênero.


A vivência de meninas em projetos que envolvam a aprendizagem criativa e a tecnologia pode ajudar a romper as desigualdades de várias maneiras. Em primeiro lugar, ao utilizar recursos tecnológicos para criar soluções para problemas reais, as jovens aprendem a pensar criticamente, a trabalhar em equipe e a resolver problemas complexos, habilidades que são altamente valorizadas no mercado de trabalho. Dessa forma, elas podem se tornar mais confiantes e independentes, o que pode ajudá-las a superar barreiras sociais e econômicas.





Além disso, a aprendizagem criativa e a tecnologia podem oferecer oportunidades de aprendizagem mais acessíveis e inclusivas para jovens de todas as origens. Por exemplo, as jovens podem acessar recursos de aprendizagem online e participar de projetos remotos, independentemente de onde estejam. Isso pode ajudar a nivelar o campo de jogo, permitindo que jovens de comunidades mais pobres ou remotas tenham acesso às mesmas oportunidades que as jovens de áreas mais ricas e urbanas.


A aprendizagem criativa e a tecnologia podem ajudar a romper as desigualdades de gênero, ao permitir que as jovens desenvolvam habilidades em campos tradicionalmente dominados por homens, como a programação e a engenharia. Dessa forma, as jovens podem ser encorajadas a seguir carreiras em áreas de alta demanda, o que pode levar a uma maior igualdade econômica e social a longo prazo.

A aprendizagem criativa vem ganhando cada vez mais espaço na educação, e isso é perceptível pela quantidade de programas que vêm surgindo com essa abordagem.


A expectativa para uma jovem que participe de projetos que envolvam a aprendizagem criativa e a tecnologia é que ela se torne uma pessoa criativa, crítica e capaz de solucionar problemas. Ao trabalhar com as tecnologias mencionadas, ela terá a oportunidade de experimentar diferentes abordagens e soluções para os desafios propostos, desenvolvendo a habilidade de analisar problemas e criar soluções inovadoras.


Além disso, ela também pode adquirir competências técnicas em programação, eletrônica, robótica e outras áreas relacionadas à tecnologia, o que pode abrir portas para futuras oportunidades de emprego. A aprendizagem criativa também estimula a colaboração e o trabalho em equipe, habilidades essenciais para o mundo contemporâneo, onde muitos projetos e desafios são realizados em equipe.

Por fim, a participação em projetos de aprendizagem criativa pode contribuir para a formação de jovens mais engajados em questões sociais, ambientais e culturais, além de encorajá-los a ter uma atitude empreendedora e a buscar soluções criativas para problemas do mundo real.




O GAMT-Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos tem se destacado na promoção da igualdade de gênero através da aprendizagem criativa. O GAMTLab, por exemplo, é um programa desenvolvido pelo grupo que tem como objetivo incentivar o aprendizado criativo em jovens, principalmente mulheres.




Quero vivenciar a Aprendizagem Criativa


Venha vivenciar, faça sua inscrição e iremos entrar em contato https://www.gamt.org.br/gamt-lab


1.431 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page