Diversidade no ambiente de trabalho
top of page
Buscar

Diversidade no ambiente de trabalho

Atualizado: 4 de jan. de 2023


A diversidade é um assunto que vem sendo abordado com frequência, principalmente em ambientes educacionais e empresariais, locais que são majoritariamente ocupados por grupos étnicos e de classe social específicos. Para mudar esse cenário as empresas estão abrindo seus horizontes de contratação e buscando tornar suas equipes mais diversas, com uma maior abrangência cultural, étnica, etária, educacional e de vivências .


O que é a diversidade?


Mas afinal, o que é diversidade? Para que uma empresa seja diversa é preciso que seu time tenha uma composição com pessoas de diferentes formações, gêneros, etnias, classes sociais, capacidades físicas e visões de mundo. Quando uma empresa se torna diversa aumentam as possibilidades de surgirem ideias inovadoras, já que a base cultural de cada pessoa traz uma nova perspectiva para o que está sendo abordado.


Porque a diversidade é importante para as empresas?


No ambiente corporativo é importantíssimo que essa diversidade seja incentivada e mantida em todos os setores, desde a diretoria até o operacional. Uma empresa com uma organização diversa, mostra para a sociedade sua maturidade e entendimento da pluralidade que existe no mundo, auxiliando no aumento da taxa de empregabilidade de grupos normalmente discriminados.


Além disso, a diversidade traz diversos benefícios, como por exemplo:


  • Conquista de Melhores Resultados

Equipes diversas alcançam melhores resultados, pois esse ambiente torna-se mais cooperativo, acolhedor e estimulante. Isso deixa os colaboradores mais motivados e produtivos. Assim, eles trabalham com mais efetividade e geram resultados palpáveis para o negócio.

  • Diminuição de Conflitos


Quando o respeito às diferenças faz parte da cultura da empresa é possível se notar a diminuição de conflitos. Isso acontece quando os colaboradores vestem a camisa da empresa e por meio de políticas de boa convivência bem estabelecidas, eles passam a lidar com divergências de forma pacífica e tolerante.

  • Redução de Rotatividade


Um dos grandes problemas que as empresas enfrentam atualmente é o alto turnover de colaboradores. Isso pode acontecer principalmente quando o ambiente de trabalho não é acolhedor e os colaboradores sofrem algum tipo de segregação. Essa rotatividade causa danos para a empresa, gerando custos para a contratação de novas pessoas e diminuindo sua reputação no mercado. Quando é aplicada a diversidade dentro da empresa, os colaboradores tendem a criar raízes e buscam crescer dentro da empresa, devido ao senso de pertencimento que é passado.


  • Aumento da Criatividade


As diferentes vivências e backgrounds de cada um trazem novas perspectivas, possibilitando uma originalidade maior na criação de ideias e aumento da criatividade. Além disso, esse ambiente mais livre possibilita uma expressão maior de autenticidade e genuinidade no trabalho.


  • Melhora da Reputação da Organização


Se uma empresa é genuinamente diversa, isso mostra ao mercado sua responsabilidade social e gera uma imagem positiva publicamente.



Como ela pode ser promovida no ambiente corporativo?


Existem algumas ações que podem ser realizadas para que a diversidade seja promovida dentro da empresa. Algumas delas são:


  • Avaliação do Quadro Atual de Colaboradores


É preciso avaliar e mensurar o quadro de colaboradores da empresa, para verificar como cada setor é composto. Após uma análise desta mensuração é possível identificar o porquê da falta de diversidade e aplicar estratégias para mudar esse contexto.


  • Fortaleça a Cultura Organizacional


Quando a cultura da empresa é forte e tem em seus valores a diversidade, o ambiente fica mais propício para inclusão.


  • Tenha Diversidade no Processo Seletivo


Essa cultura deve ser aplicada desde o processo seletivo, para que fatores preconceituosos enraizados na sociedade não sejam usados como meios avaliativos e excluam potenciais talentos devido a raça, classe ou formação.


  • Crie Programas e Ações de Inclusão


Uma outra dica que pode ajudar que esse pensamento se fortaleça dentro da empresa é a criação de programas e ações de inclusão. Comitês ou coletivos de mulheres, pessoas LGBTQIA+ ou pessoas com deficiência podem ajudar a criar laços entre os colaboradores e uma sensação de pertencimento a todos. Além disso, a realização de debates e palestras para conscientização são essenciais para que todos na empresa possam desconstruir preconceitos.


Como o GAMT incentiva a diversidade?


Os projetos praticados no GAMT são grandes estimuladores de diversidade na sociedade, por meio da inserção de jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho.


O programa Jovens Urbanos tem o objetivo de desenvolver no alunos habilidades necessárias na carreira do futuro profissional, mas também incentiva a cidadania por meio de atividades e discussões sobre várias pautas.


Essa visão também é passada para as empresas parceiras do GAMT, por meio do incentivo à contratação de jovens pertencentes a grupos variados, proporcionando oportunidades igualitárias e sem discriminações.


5.407 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page