ELEIÇÕES 2022 - TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O DIA DE VOTAR
top of page
Buscar

ELEIÇÕES 2022 - TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O DIA DE VOTAR


Está chegando a hora de exercer seu direito à cidadania na prática e escolher os novos representantes do sistema executivo e legislativo. As Eleições 2022 irão acontecer em todo o país no dia 02 de outubro, a partir das 8h (horário de Brasília). Para te ajudar a votar com consciência e saber tudo sobre esse dia tão importante, preparamos um guia com as principais dicas do que você precisa saber antes de votar.


Quem pode votar?


Poderão votar os jovens a partir de 16 anos que tenham o Título de Eleitor em situação regular. O voto é obrigatório para todo cidadão entre 18 a 70 anos, alfabetizado, nascido ou naturalizado no país. Esse ato passa a ser facultativo para jovens de 16 e 17 anos, idosos acima de 70 anos e pessoas alfabetizadas.


Confira seu Título de Eleitor


Antes de votar é preciso conferir a situação do seu Titulo de Eleitor, o que pode ser feito facilmente no site do Tribunal Superior Eleitoral ou pelo aplicativo e-Título. Por esses portais, você consegue verificar sua situação eleitoral, local de votação/colégio eleitoral e número de sessão.


Na hora da votação, você precisa apresentar seu Título de Eleitor na sua sessão, seja o documento físico ou a versão digital no app do seu smartphone. Caso não tenha o título em mãos, você precisa apenas apresentar um documento de identificação original com foto (CNH, RG ou Carteira de Trabalho).


Leve uma colinha


Neste ano, você irá votar para 5 cargos diferentes: deputada ou deputado federal; deputada ou deputado estadual (ou distrital, no caso do Distrito Federal); senadora ou senador; governadora ou governador; e presidente da República. Essa quantidade maior de candidatos pode gerar uma confusão na hora da votação, por isso o ideal é sempre levar uma colinha no papel com a numeração dos candidatos que você quer ajudar a eleger.


Lembre-se: celulares são proibidos no momento da votação e deverão ser entregues para os mesários da sessão. Portanto, para não ter problema leve tudo anotado no papel ou o santinho do seu candidato.


Acessibilidade na urna


Para tornar o processo eleitoral ainda mais inclusivo para pessoas com deficiência, as urnas eletrônicas virão equipadas com teclado em braille, recurso de áudio e fones de ouvido. Além disso, elas também terão a inclusão da apresentação de intérprete de Libras na tela da urna, para indicar quais cargos estão em votação.



O primeiro turno da eleição irá acontecer dia 02 de outubro (foto:Freepik)


Vou precisar viajar no dia da eleição, o que posso fazer?

Se você estiver fora da sua cidade durante o primeiro ou segundo turno da eleição, será preciso justificar sua ausência. Isso pode ser feito preferencialmente pelo aplicativo e-Título ou presencialmente em qualquer local de votação.


Resultado da Votação


Os resultados da votação no primeiro turno serão divulgados simultaneamente em todo o Brasil, assim que for iniciada a apuração das urnas, ainda no dia 02 de Outubro. Neste mesmo dia, já serão definidos os candidatos que participarão do 2° turno para os cargos de governador(a) e presidente da República.


Irá acontecer o 2° turno, caso os candidatos mais votados para governador e presidente não conquistem mais da metade dos votos válidos. Ou seja, caso o candidato em 1° lugar conquiste mais de 51% dos votos já no primeiro turno, ele será eleito diretamente para o mandato de 2023 e não acontecerá uma nova votação. Se for necessário um segundo turno, a votação está marcada para o dia 30 de outubro.




38.408 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page