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Foto do escritorFlaviane

A importância do bom relacionamento no ambiente de trabalho




Ter uma boa convivência no ambiente de trabalho é de extrema importância para as empresas e seus colaboradores. A competência de trabalhar em equipe é buscada pelos recrutadores para que seja possível manter um ambiente respeitoso e assim aumentar a produtividade do grupo.


O clima no ambiente corporativo tem efeitos diretos na motivação dos colaboradores, pois o local de trabalho é onde a pessoa passa mais horas em seu dia e como ela se sente nele influência em muitos aspectos de sua vida. Má gestão e ambientes tóxicos são grandes desmotivadores e podem aumentar exponencialmente a saída de pessoas da empresa.


Para evitar consequências negativas na empresa e na carreira dos funcionários, torna-se responsabilidade de ambos nutrir o bem-estar do ambiente e criar estratégias para que a boa convivência vire parte da rotina. Desenvolver a confiança entre os membros da empresa é muito importante para que o trabalho flua e não se torne desconfortável para ninguém.


Essa confiança resulta em um foco maior nas responsabilidades, resolvendo problemas com autonomia e lidando com as pessoas ao redor com mais respeito e profissionalismo. Outro ponto importante é que quando existe um bom relacionamento, o ambiente de trabalho torna-se mais propício ao crescimento individual e coletivo, pois as pessoas têm liberdade de colocar em prática seus conhecimentos e trocar aprendizado com seus colegas sem medo de represálias ou inveja.




Um bom convívio no ambiente corporativo gera mais motivação entre ops colaboradores (foto:Freepik)


Existem algumas dicas que podem ajudar a enfrentar a rotina empresarial e tornar os relacionamentos no trabalho harmoniosos e motivadores. Veja só:


  • Seja empático


Tente se colocar no lugar das pessoas ao seu redor, seja como gestor ou funcionário. Entenda que todos tem pontos a serem melhorados e certas dificuldades que podem ser superadas em conjunto. Assim, podem ser criadas novas formas para solucionar problemas e desenvolver uma boa convivência em grupo.


  • Aja com humildade


É muito fácil apontar os erros dos outros, mas você consegue identificá-los em si mesmo? Conseguir enxergar suas próprias fraquezas é o primeiro passo para uma mudança. Esteja aberto a aprender sempre e ouvir críticas construtivas, pois somente assim você poderá se desenvolver.


  • Cuidado com muita sinceridade


A sinceridade é uma característica importantíssima, mas deve ser usada com parcimônia. Um ambiente de trabalho saudável dá abertura para expressar suas opiniões, mas existe um limite entre sinceridade e grosseria. Lembre-se de ser cordial e respeitoso ao fazer críticas aos colegas, pois ter liberdade de opinião não é uma licença para ser mal-educado.


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