5 dicas para economizar dinheiro com seu primeiro salário
top of page
Buscar

5 dicas para economizar dinheiro com seu primeiro salário


Conquistar o primeiro emprego traz muitas experiências. Colocar seus conhecimentos em prática e finalmente ganhar seu próprio dinheiro pode ser extremamente gratificante. No entanto, gerenciar o próprio dinheiro pode se tornar um desafio. Para te ajudar, o GAMT traz hoje algumas dicas para que você aprenda a economizar seu dinheiro.


1- Não gaste mais do que você ganha


Receber seu primeiro salário pode ser muito animador, mas você deve tomar cuidado para não gastar mais do que você recebe. Para evitar esse problema, desenvolva metas pessoais e planeje suas compras mais importantes com antecedência. Também vale a pena fugir de supérfluos e não parcelar as compras maiores.


2- Cuidado com as promoções tentadoras


Pequenos gastos podem parecer inofensivos, mas, para muitos, essas pequenas compras e promoções podem ser muito perigosas: comprar algum produto só porque ele ficou mais barato pode se tornar uma atividade corriqueira na vida de um consumidor. Muitas das vezes, as ofertas não são vantajosas como parecem.


Para evitar o gasto desenfreado com promoções, planeje seus gastos antes de sair de casa. Faça uma lista do que precisa comprar e separe um valor adequado para isso. Para compras na internet, evite visitar sites de oferta todos os dias e, antes de fazer alguma compra, visite diversos sites para verificar a diferença de valores do produto em questão.


3- Use aplicativos para monitorar seu dinheiro


Para conseguir guardar seu dinheiro, é muito importante observar seus gastos e priorizar despesas. Para isso, utilizar um aplicativo pode ser uma boa escolha. Os apps podem te ajudar a controlar seus gastos diretamente do seu bolso e facilitam o seu entendimento financeiro.


Existem diversos aplicativos que podem ajudar nessa jornada. O app Mobills é uma boa aposta para quem quer visualizar, em gráficos, os gastos do mês. Para quem deseja uma interface mais simplista, o app Minhas Economias pode ser a escolha certa para controle financeiro. O GuiaBolso e o Minhas Economias e vídeos como o da Nath do Me poupe, onde ela fala bastante sobre investimentos e como poupar dinheiro ganhando pouco. São centenas de aplicativos nas lojas digitais, e o importante é escolher o que mais se encaixa com suas necessidades.



4- Fuja de empréstimos e cartões de crédito


Quando o dinheiro acaba antes do fim do mês, o cartão de crédito pode soar como uma opção viável para suprir as necessidades financeiras do momento. No entanto, se usado indevidamente, ele pode ser perigoso. Sem o planejamento devido, você pode acabar pagando muito mais caro do que esperado com os juros do cartão.


Por isso, é importante fugir de empréstimos grandes e compras desnecessárias no cartão de crédito. Questione suas compras e prefira um cartão de débito. Para compras maiores, priorize o ato de guardar dinheiro mensalmente e pagar à vista.


5- Tenha prioridades e trace metas

Depois de receber seu salário, pode soar tentador gastar com diversos produtos. Porém, para que seu dinheiro seja devidamente aplicado, trace metas anuais com o valor recebido. Coloque objetivos, sejam eles guardar um valor específico ou comprar um carro ou casa. Também é importante guardar um valor mensal e fazer uma reserva de emergência, em caso de algum acontecimento inesperado.


51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page