Buscar
  • Flaviane

Trabalho remoto: Como promover bem-estar para os funcionários que estão em casa


Desde o início de 2020, a pandemia transformou o modo como se trabalha. Longe dos escritórios, milhões de pessoas foram realojadas para o trabalho remoto. Desde então, o home office se tornou um importante modo de trabalho na indústria brasileira.


Com escalas bem mais flexíveis, o conforto de trabalhar em seu próprio lar e o fim do deslocamento estressante até o escritório, o trabalho remoto conquistou muitas pessoas por suas diversas vantagens. Esses benefícios transformaram o home office no modo de trabalho preferido de 70% dos brasileiros, de acordo com dados da Universidade de São Paulo.


No entanto, nem todas as empresas conseguiram se adaptar a tais mudanças. O trabalho presencial não pode apenas ser transformado em trabalho remoto: é necessário adaptar a forma de se trabalhar para garantir o bem-estar de seus funcionários.


Quer aprender como promover o bem-estar no trabalho remoto? O GAMT separou sete dicas para você garantir um espaço confortável para todos os seus trabalhadores.


Leia também:

Procrastinação, aqui não! Veja como parar de adiar os compromissos de uma vez por todas

Organize a parte financeira da sua empresa com essas 5 dicas

Tendências do mercado para 2022


Desenvolva confiança em seus trabalhadores

Longe dos escritórios, fica mais difícil ter noção do que os seus trabalhadores estão fazendo. Por hora, pode ser tentador checar o andamento de trabalhos e monitorar o que está acontecendo, mas essa atitude pode ser devastadora para seus funcionários.


O microgerenciamento, por mais que tentador, deve ser evitado ao máximo. Dar liberdade para seus trabalhadores é essencial para promover uma cultura saudável de home office. Nada de ir checar em seu funcionário toda hora, viu?


Aposte em um método de comunicação eficiente

Quando você está trabalhando de forma presencial, contatar um funcionário é uma das partes mais simples do seu dia. No trabalho remoto, no entanto, essa tarefa se torna um pouco complicada.


No início de 2020, a maioria das empresas que não tinha um método digital de comunicação optou por formas mais simples, como o WhatsApp ou por mensagem. O problema ao aderir aplicativos de mensagem é que o trabalho remoto deve ser separado da vida pessoal de seus trabalhadores. Trabalho é trabalho, e vida pessoal é vida pessoal, certo?


Por isso, invista em ferramentas específicas de comunicação corporativa. Assim, o seu funcionário não precisa se preocupar em receber uma mensagem do trabalho no meio da noite. Existem diversas opções de aplicativos corporativos, como Google Hangout, Slack, Twist, Discord e Microsoft Teams. Basta escolher a que supre as necessidades de sua equipe!


Flexibilize prazos e horários, se possível

A flexibilização de horários se tornou uma grande aliada de diversos gestores durante a pandemia. Priorizar prazos ao invés de horas trabalhadas é um fator essencial para o aumento da produtividade no ambiente do trabalho. Já pensou em testar essa mudança?


Mesmo de longe, a liderança e a cultura empresarial importa (e muito)

Distante de seus trabalhadores, pode parecer muito difícil construir uma liderança saudável e honesta com seus funcionários. Por isso, não esqueça de reunir seus funcionários sempre que possível, mesmo que de forma remota. É importante lembrá-los de sua cultura empresarial e receber feedbacks sobre o andamento da equipe.


Invista na saúde mental de seus trabalhadores

Entre as diversas mudanças trazidas pela pandemia, a sociedade também vem sofrendo com uma grande crise de saúde mental, como afirma pesquisa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)


Em vista desse problema, é necessário promover ações que priorizam a saúde mental de seus funcionários. Um programa de terapia, por exemplo, pode ajudar seus trabalhadores com diversos problemas, como o stress, raiva, ansiedade e falta de produtividade. A saúde mental é tão importante quanto a física!


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo