Buscar
  • Flaviane

Responsabilidade social: Como sua empresa pode se desenvolver?


Com o passar dos anos, se tornou mais importante desenvolver a responsabilidade social no meio empresarial. Com a constante evolução do consumo consciente pelo público e a necessidade de adaptação do mercado, esse tema passou a definir novas ações estratégicas e legais. Mas o que significa responsabilidade social?



Leia também:

https://www.gamt.org.br/post/como-desenvolver-o-trabalho-remoto-dos-jovens-aprendizes

ESG: Conheça o conceito que está mudando o comportamento das empresas

Como funciona a contratação de um jovem aprendiz?


Em 1998, o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável definiu responsabilidade social como “o comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico melhorando, simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo”.


Existem diversos exemplos de empresas que prezam a responsabilidade social. O banco Bradesco, por exemplo, desenvolveu a plataforma Escola Virtual, promovendo o ensino gratuito de diversas habilidades para toda a população. A Natura, por sua vez, é uma das únicas marcas brasileiras que é adepta ao Programa Carbono Neutro, que visa balancear a emissão de poluentes através da compensação.


No entanto, não é necessário ter uma empresa multinacional para aplicar esse conceito. Uma empresa socialmente responsável é qualquer uma que se importa com sua comunidade, o meio ambiente, a qualidade de vida de seus trabalhadores e o desenvolvimento sustentável de suas ações. Você se preocupa com esse tema? Hoje, o GAMT apresenta seis dicas para que você possa desenvolver a responsabilidade social de sua empresa.


Valorize sua comunidade

Uma empresa consegue melhorar a qualidade de vida da comunidade ao seu redor, além de transformar a vida daqueles que a encontram. Para ajudar a sua comunidade, valorize as pessoas que a compõe: compre de fornecedores locais, contrate pessoas da própria cidade e colabore com a gestão do município. Pequenas atitudes como essas conseguem impactar grande parte da população.


Desenvolva uma relação com seus trabalhadores

O trabalhador é a alma do negócio, e desenvolver uma relação humanizada com os seus é essencial. Invista em seus trabalhadores, seja ao promover a educação, a leitura, a profissionalização ou melhorias no ambiente de trabalho.


Reveja seu impacto ambiental

Um dos assuntos mais debatidos entre líderes e empresários é a sustentabilidade. O meio ambiente é uma seção importante das ações afirmativas do mercado, e o consumo consciente é uma forma de ativismo cada vez mais popular entre as novas gerações. Valorizar o meio ambiente se tornou uma prática necessária no meio empresarial.


Existem diversas ações que podem melhorar a consciência ambiental da sua empresa, como a implementação de um programa de reciclagem, a adaptação para um escritório sem papéis, a promoção do trabalho remoto e a redução do uso de energia. Não importa quantas ações sustentáveis você escolher: seja ela qual for, com certeza você estará contribuindo com a comunidade.


Promova o voluntariado

O voluntariado é uma parte essencial de uma empresa consciente. Esse tipo de trabalho fortalece a comunidade e atinge camadas sociais que, num primeiro momento, poderiam não receber tanta atenção. Quando sua empresa participa de ações voluntárias, ela prova estar presente em meio à população.


Não esqueça de promover o trabalho voluntário entre seus funcionários. O voluntariado é mais do que uma ação de trabalho, e sim uma cultura. Ao debater sobre esse tema, seus funcionários passam a importância da conexão entre a empresa e a comunidade.

Estimule campanhas sociais

Seja no “setembro amarelo”, no “outubro rosa'' ou na “segunda sem carne'', as campanhas sociais têm grande impacto comunitário. Promover eventos e divulgar ações de extensão são ótimas opções para desenvolver a responsabilidade social de uma empresa.


Não esqueça da juventude

Para ajudar a comunidade, uma das atitudes mais impactantes em uma empresa é o desenvolvimento do programa Jovem Aprendiz. A contratação de jovens e adolescentes os auxilia a adentrarem no mercado de trabalho e também eleva a condição social de milhares de famílias.


E aí, aprendeu a desenvolver a responsabilidade social da sua empresa? O GAMT pode te ajudar com isso. Preparamos Jovens Aprendizes que ajudarão sua empresa a continuar melhorando e inovando. Sua empresa será reconhecida pela transformação social e econômica na vida dos jovens. Se você deseja contratar jovens aprendizes, basta nos contatar pelo site www.gamt.org.br/quero-contratar.


9 visualizações0 comentário