Buscar
  • Victor

Programa prepara 50 jovens para a vida adulta e o mercado de trabalho em Jacareí

Atualizado: Mai 15

Apoio da Suzano ao Programa Jovens Urbanos começou em 2013 e, desde então, possibilitou a qualificação de mais de 860 jovens no Vale do Paraíba.

Cinquenta jovens com idade entre 16 e 18 anos do Distrito de São Silvestre, em Jacareí (SP), passaram pelo Programa Jovens Urbanos ao longo de 2019. A conclusão do projeto, que completou sua terceira edição no município - todas com o apoio da Suzano, em parceria com o Grupo de Assessoria de Mobilização de Talentos (GAMT) - ocorreu em dezembro, com a apresentação dos trabalhos finais.






Divididos em equipes, os estudantes elaboraram e apresentaram seis protótipos de aplicativos que tiveram alguma demanda social. As apresentações foram realizadas na fábrica da Suzano. A banca examinadora foi composta por colaboradores da empresa de diferentes setores, que avaliaram orçamento, funcionalidade e as demandas dos projetos.

"O objetivo do programa é proporcionar a esses jovens, que estão ingressando na vida adulta e, muitas vezes, com dúvidas sobre o futuro, o máximo de conhecimento sobre o mercado de trabalho e formação profissional. O diferencial deste ano foi o forte enfoque dado ao empreendedorismo", comentou Adriano Martins, consultor de Desenvolvimento Social da Suzano.

Antes da apresentação final, foram nove meses de formação, nos quais os jovens tiveram acesso a técnicas como elaboração de pesquisa de campo, levantamento orçamentário, entre outros. As aulas, semanais, tiveram início em março e atenderam a módulos como: autoconhecimento, análise territorial, objetivos do milênio e modelo de negócios. O resultado apareceu na qualidade dos protótipos; todos com potencial para serem inseridos no mercado.









Para o jovem Davi Samuel da Silva Lima, de 17 anos, a experiência foi única. "Nunca tinha vivido algo parecido e o que eu mais vou levar para a vida desse curso é o lado técnico, de aprender a desenvolver pesquisas; o criativo, de trabalhar na criação do aplicativo, e o lado empreendedor social", destacou.

O projeto desenvolvido pela equipe de Davi foi o aplicativo "Vovô", que permite o vínculo de voluntários com asilos da região. "A ideia é que, pelo aplicativo, a pessoa tenha acesso aos asilos existentes, localização e ao perfil dos idosos que ali residem. O objetivo é aproximar os idosos daqueles que querem ajudar", explicou. A equipe, completou o jovem, estuda a ideia de colocar o projeto em prática.




Programa Jovens Urbanos

A Suzano começou a apoiar o Programa Jovens Urbanos em 2013. Desde então, cerca de 860 adolescentes foram formados. Premiado, o método aplicado pelo GAMT busca descobrir e desenvolver os potenciais dos jovens sem deixar de respeitar suas individualidades. O objetivo é contribuir para que esses jovens concluam o Ensino Médio e tenham acesso ao Ensino Superior. Para isso, o programa desenvolve, implementa e dissemina tecnologias de trabalho com a juventude por meio de processos de formação ampliada, geração de oportunidade e inserção produtiva.


















0 visualização

CONTATOS

gamt@gamt.org.br
(12) 3652 8015

(12)99799 8015 (WhatsApp)

Rua Nações Unidas, 250
Vila São João, 
Caçapava/SP

CONTRIBUA

Doe

Voluntarie-se

#Evoluindo 

JUNTOS

CONECTE-SE

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2020 por vvv. make the web simple