Programa de Programação para mulheres busca reduzir as barreiras no mercado de trabalho
top of page
Buscar

Programa de Programação para mulheres busca reduzir as barreiras no mercado de trabalho


Se você se identifica como mulher e ama tecnologia, se prepare, porque o novo programa do GAMT será perfeito para você! Neste ano, está sendo lançado o Programa Algorítmas, um projeto de formação em programação e tecnologia da informação voltado para o público feminino.


GAMT lança programa de programação para mulheres (foto:Freepik)

O mercado da tecnologia é um dos que mais cresce no mundo e teve uma ascensão de 118% nos últimos 10 anos, conforme pesquisa realizada pela Brasscom, em 2020. Devido a esse crescimento exponencial existe um descompasso entre a quantidade de profissionais e as demandas do mercado, fazendo existam mais vagas do que pessoas capacitadas disponíveis para assumi-las.


Apesar dessa oferta de vagas, as mulheres ainda encontram muito mais obstáculos para ingressar nesta área, majoritariamente dominada por homens. Os conceitos que estão enraizados na sociedade atribuem que atividades mais técnicas e racionais devem ser realizadas por homens. Já as mulheres desde pequenas têm atribuídas a si práticas mais emotivas e de cuidados. Esse tipo de pensamento causa grandes impactos que podem ser observados claramente com os dados coletados pela pesquisa da consultoria global de tecnologia Thoughtworks (2018-2019) que mostrou que mulheres ocupam apenas 31,7% das posições disponíveis na área de TI.


Para diminuir essa distância e inserir mais mulheres no mercado, o GAMT desenvolveu o Programa Algorítmicas, um curso de imersão em “Desenvolvimento Web Back e Front-end” com duração de 4 meses. Esse curso visa estimular nas alunas habilidades técnicas e socioemocionais, por meio de soft e hard skills.


Jovens de 18 a 24 anos podem ingressar no Programa Algorítmicas (foto:Freepik)

Serão cinco semanas de Desenvolvimento Pessoal para aprimorar o autoconhecimento, identidade, projeto de vida e desenvolvimento de competências socioemocionais. Depois deste período será iniciada a Formação Técnica que terá um período de 10 semanas, divididas em 4 fases:


  • Desenvolvimento Web - Front End

  • Desenvolvimento de um Portfólio

  • Bootcamp

  • Mentoria


Todo o curso é focado para que a aluna aprenda de forma ativa, buscando o próprio conhecimento e transforme situações reais em problemas para realização de pequenas discussões em grupo, com o intermédio do professor mediador. Isso torna todo o ensino integrado e ajuda no desenvolvimento da autonomia.


O Programa Algorítmas é focado no público feminino, cis ou trans, de 18 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social e terá as inscrições abertas nos próximos meses. Para mais informações, entre em contato pelo (12) 99799-8015 ou e-mail gamt@gamt.org.br.


171 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page