top of page
Buscar

Profissões 2023: Carreiras que vão bombar!

Sabemos que o momento de escolher uma profissão é uma das etapas mais complicadas na vida de qualquer jovem. Afinal são muitas decisões a serem tomadas, como por exemplo: qual faculdade fazer, tentar um emprego na cidade ou se mudar para longe em busca de um salário melhor. Essas dúvidas podem causar muita ansiedade, mas saber as carreiras que são tendência no mercado pode ajudar na hora de fazer essa escolha.


Para te ajudar, preparamos uma lista algumas profissões que estão em crescimento e contratarão muito neste ano:


As carreiras na área de TI estão dominando o mercado de trabalho e o GAMT realiza diversos projetos na área como o Algorítmas, em parceria com a Allura (foto: Arquivo)


Segurança da Informação


A profissão de Segurança da Informação é um ramo da área de Tecnologia da Informação (TI) que trabalha com a proteção física e lógica de dados para que não aconteçam vazamentos ou acessos não autorizados. Essa carreira é ideal para quem gosta de matemática, estatística e lógica, além de ter interesse em análise e gestão de riscos, computação forense, criptografia e políticas de segurança. Para ingressar nessa profissão é preciso ter a formação de tecnólogo em Segurança da Informação e o perfil esperado pelas empresas é de alguém com liderança, proatividade e capacidade para resolver problemas.


TI Generalista


Dentro da área de TI, outra profissão que se destaca é a de TI Generalista. Esse profissional atua em diversos campos, estando em contato com o maior número de tecnologias possível, mas sem se aprofundar muito em nenhuma delas. As habilidades essenciais para quem quer trabalhar como TI Generalista são criatividade, proatividade, raciocínio lógico e facilidade para resolver problemas de forma ágil, comunicação clara e bom relacionamento interpessoal. O mercado valoriza esse tipo de profissional, pois ele se torna coringa e pode ser aproveitado em diversas áreas de acordo com a necessidade da empresa.

Análise de Dados


O profissional de Análise de Dados é responsável por analisar dados coletados por empresas, auxiliando os times em decisões estratégicas. Ele tem como função garimpar, organizar e interpretar informações coletadas para torná-las compreensíveis em relatórios que irão apontar caminhos e soluções para eventuais problemas na organização. O perfil buscado para esse profissional é de pessoas que gostam de matemática, estatística e tenham interesse em aprender sobre linguagens de programação. A maior parte das empresas não exige nenhuma graduação específica para contratar um analista de dados, por isso é possível ingressar nessa profissão tendo cursos livres na área ou graduação de Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia da Informação ou Engenharia da Computação.

Gestão de Tráfego


Outra área que está em crescimento é o marketing digital e a profissão que se destaca é a de Gestão de Tráfego. Esse profissional gerencia os anúncios online pagos feitos em uma empresa, fazendo um trabalho para entender o quanto precisa ser investido para alcançar um público e aumentar as vendas. Além disso, ele também analisa os relatórios disponibilizados pelas plataformas de anúncio para entender como está sendo o sucesso de cada campanha. O gestor de tráfego tem a liberdade de poder trabalhar para diversas empresas ao mesmo tempo, além de conseguir executar suas funções remotamente. Para ingressar nessa profissão é preciso ter formação nas áreas de Marketing e Publicidade e cursos de especialização para se atualizar das mudanças de cada plataforma.

Supply Chain


Supply Chain é uma profissão relativamente nova no mercado, mas que vem alcançando cada vez mais destaque nas empresas. Supply Chain pode ser traduzido do inglês como “cadeia de suprimentos” e o profissional dessa área é responsável por negociar produtos e serviços com fornecedores e definir as estratégias de distribuição e armazenamento, criando planilhas para acompanhar e analisar o desempenho operacional da organização. Para trabalhar na área de Supply Chain, o profissional precisa ter formação em logística, administração de empresas ou engenharias. O perfil buscado para essa vaga é de pessoas comunicativas, proativas, com capacidade de liderança, flexibilidade e conhecimento de operacionalização do Excel.


O setor financeiro também está em ascensão no mercado (foto: Freepik)


Controller


O Controller é um cargo de alto escalão no mundo empresarial que é responsável pela gestão financeira e orçamentária das organizações. Neste cargo, o profissional administra toda a parte financeira de uma empresa, garantindo que os recursos sejam usados da melhor forma para aumentar os lucros. Para alcançar esse cargo é preciso ter muita experiência na área, além de conhecimento em administração e contabilidade. Algumas qualidades buscadas para esse profissional são entender e dominar a legislação contábil nacional e internacional, ter bastante experiência de trabalho na área contábil, compliance e business intelligence.

Recursos Humanos


A área de Recursos Humanos é de extrema importância em qualquer empresa e o profissional é responsável por cuidar e gerenciar todos os colaboradores.Algumas de suas funções são admitir de novos colaboradores, treinamento e desenvolvimento profissional, formulação e apresentação do plano de carreira, gestão de ponto, folha de pagamento e benefícios, comunicação entre todas as equipes da empresa e reconhecimento e motivação. Para trabalhar nesse setor é preciso fazer uma graduação em Recursos Humanos, Administração, Psicologia e Serviço Social e ter habilidades como boa relação interpessoal, comunicação, organização, empatia e trabalho em equipe.

Sales Trader


O Sales Trader é a pessoa que trabalha com a negociação de compra e venda de ações na Bolsa de Valores, por meio de operações a curto prazo. Você pode ser um trader como pessoa física ou em uma entidade que atue no mercado financeiro. Para ingressar nessa área é preciso ter um amplo conhecimento sobre finanças, estratégia e gerenciamento de risco.

Como o GAMT pode te ajudar?


Se você precisa de ajuda para decidir sua carreira e quer dar seus primeiros passos no mercado de trabalho, inscreva-se no Programa Jovens Talentos do GAMT. Nesse programa você irá desenvolver competências exigidas pelo mercado, adquirir conhecimento de operacionalização do Excel, entender mais sobre o Programa de Aprendizagem, desenvolver um bom currículo e se preparar para uma entrevista. Além disso, o seu perfil fica em nosso Banco de Talentos e é encaminhado para as empresas conforme surgem as vagas. Podem participar jovens interessados em vagas de aprendizagem e estágio, para Ensino Médio, Técnico ou Superior.



125 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page