Buscar
  • Flaviane

Procrastinação, aqui não! Veja como parar de adiar os compromissos de uma vez por todas


Na hora de fazer aquela atividade da faculdade ou aquele relatório do trabalho, você prefere fazer enquanto está com tempo livre ou deixa para fazer apenas quando deve entregar? Se você prefere enrolar, temos uma notícia para você: você pode ser um procrastinador em série.


Procrastinar significa atrasar ou enrolar uma tarefa que deveria ser feita, muitas vezes por ser considerada desagradável ou chata. Quando você procrastina, você ignora o que deve fazer e escolhe realizar atividades que demandam menos do seu tempo e atenção.


Isso pode ser uma grande ameaça para sua rotina. Prorrogar compromissos leva ao acúmulo de estresse, notas mais baixas, pouco rendimento no trabalho e pouco interesse na vida social.


Quer entender como se livrar desse problema? Se atente às dicas de hoje!


Entenda o motivo de sua procrastinação


A procrastinação não é um problema que surge em apenas um dia. É uma rotina onde você deixa de trabalhar em tarefas importantes, ignorando o que se deve fazer. Por isso, é necessário entender seu comportamento antes de mudá-lo.


Porque você procrastina? Você não gosta do que faz, ou apenas não tem o tempo livre necessário e utiliza os pequenos momentos entre tarefas para o seu próprio lazer? Pense em suas atitudes durante o dia.


Deixar para depois tem grande ligação com o aumento da ansiedade no ser humano. Se você acredita que sofre desse problema, você pode procurar ajuda por meio de psicólogos - esses profissionais saberão como te ajudar da forma correta.


Trace metas

Agora que você sabe o que é procrastinar, é o momento de organizar suas tarefas. É muito mais fácil realizar suas tarefas quando você tem uma planilha ou um método de organização.


Uma dica importante é determinar seus horários. Ter um cronograma ou uma tabela com os horários do seu dia pode te ajudar na organização. Também é importante determinar quais tarefas são as mais importantes do dia e realizá-las com muita atenção.


Transforme grandes tarefas em pequenos passos

Se você tem uma demanda muito importante e grande para realizar, você pode quebrá-la entre pequenos passos para conseguir trabalhar com mais facilidade. Estudar para uma prova, por exemplo, é um processo que demanda tempo. Você pode dividi-la em partes: ler os textos necessários em um dia, refazer exercícios em outro e produzir resumos no final do estudo é muito mais fácil do que tentar emaranhar todas as tarefas em apenas um dia.


Tenha prioridades

Agora que você traçou suas metas, você deve classificar quais suas prioridades. O que você precisa entregar primeiro? O que você determina como mais demorado para fazer? Não se preocupe: você até pode realizar as tarefas mais fáceis primeiro, mas não deixe as mais difíceis de lado!


Utilize um aplicativo de gerenciamento de tarefas

Para otimizar seu trabalho, você pode utilizar um aplicativo de gerenciamento de tarefas. Seja ao escolher o método Kanban do Trello ou à facilidade de movimentação do Notion, um app pode melhorar muito a qualidade do seu trabalho.


Cuide de sua saúde física e mental

Por mais que a produtividade seja uma parte importante de nosso dia a dia, você não pode esquecer de priorizar sua saúde. Tire um tempo para seu descanso e seu lazer: você vai produzir muito melhor quando divide um tempo só para você.


70 visualizações0 comentário