Organize a parte financeira da sua empresa com essas 5 dicas
Você já parou para pensar que a parte financeira da sua empresa poderia ser mais organizada? Não se preocupe - esse pensamento é comum na maioria dos empresários.
Na correria do dia a dia, o faturamento sempre é colocado como prioridade, mas também é necessário pensar que todas as outras contas devem ser colocadas em ordem. Uma empresa de capital organizado consegue traçar e atingir metas com muito mais facilidade.
Por isso, o GAMT preparou cinco dicas para que sua empresa organize a parte financeira de uma forma simples e concisa. Confira as dicas no post de hoje!
Leia também:
Como se destacar no seu primeiro emprego
Tendências do mercado para 2022
Vai focar nos estudos? Veja como se organizar
1. Tenha disciplina
É impossível ter sucesso sem exercitar sua disciplina. A disciplina financeira é o conjunto de atividades que promovem uma boa relação do empresário com o dinheiro.
Isso significa que você deve acompanhar os índices de desempenho de sua empresa com proximidade. Seus custos fixos estão mudando? A margem de lucro está diminuindo? Você só saberá se acompanhar.
2. Separe contas pessoais de profissionais
Se você usa a mesma conta bancária para a sua vida pessoal e a sua vida profissional, é momento de procurar uma alternativa. É essencial ter uma conta específica de pessoa jurídica, pois ela pode trazer benefícios e isenções de taxas para quaisquer tipos de transações.
Uma conta apenas para sua empresa também significa que você terá mais controle das saídas e entradas, já que suas movimentações pessoais vão ficar de fora.
3. Organize prazos
Já pensou ter sua produção completa congelada porque você esqueceu de pagar algum fornecedor? Esse é, com certeza, o pior pesadelo de qualquer gestor financeiro. Por isso, não esqueça: pagar contas é um fator inegociável em qualquer empresa.
Conhecer seus prazos também significa que suas contas internas também estarão organizadas: o pagamento do salário de seus trabalhadores também deve ser sempre organizado e nunca pode atrasar. Priorize suas dívidas e prazos!
4. Opte por opções tecnológicas
Saia do caderno, empresário! Hoje em dia, a maioria das grandes empresas utilizam softwares financeiros para melhorar a produtividade.
Se sua empresa só organiza as contas pelo papel, opte pela transição digital usando o Excel. O clássico software de tabelas nunca deixou nenhum empresário na mão!
Se você já utiliza o Excel e deseja dar um up em sua empresa, pode optar por softwares mais sofisticados de controle financeiro, como Conta Azul, Gestão Click e Nibo.
5. Nunca deixe de estudar seu mercado
Um empresário que preze pela vida financeira de sua empresa nunca deve deixar de estudar o que está acontecendo no mercado. Observar tendências, recuos e novidades da indústria pode ser essencial para seu negócio!