Buscar
  • Flaviane

GAMT adota práticas sustentáveis em seu dia a dia


O impacto do ser humano no planeta Terra cresceu exponencialmente desde a revolução industrial, trazendo consequências gigantescas no meio ambiente. Para diminuir os danos provenientes da intervenção humana e mudar o rumo da natureza em nosso planeta, muitas práticas de preservação ao meio ambiente estão sendo realizadas por pessoas e empresas ao redor do mundo.


No GAMT adotamos práticas sustentáveis no cotidiano da instituição buscando impactar a toda nossa comunidade, educando as crianças, adolescentes e jovens por meio dos princípios de ESG e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.


O que é ESG?


O ESG - Environmental, Social and Governance - são pilares estratégicos que significam ambiente, social e governança em português. Eles ajudam na criação de políticas comprometidas com a conservação do meio ambiente, o desenvolvimento social e práticas de governança transparentes e coerentes.


Práticas de sustentabilidade são adotadas pelo GAMT em vários projetos (foto: Freepik)


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU


Todos os nossos projetos seguem alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. São objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados pela sociedade globalmente.


Eles fazem parte de uma ação criada pelas Nações Unidas como apelo mundial para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.


No GAMT, aplicamos os seguintes objetivos:


  • Saúde e Bem-estar

  • Educação de Qualidade

  • Trabalho Decente e Crescimento Econômico

  • Indústria, Inovação e Infraestrutura

  • Consumo e Produção Responsáveis


Esses princípios ajudaram a moldar os projetos de sustentabilidade aplicados no GAMT e a desenvolver ações com o envolvimento de todos, desde alunos até educadores, para termos um local mais sustentável e buscando soluções em conjunto.


Algumas ações realizadas no cotidiano do GAMT são:


  1. Realização do diagnóstico de políticas adotadas pela organização e escuta da equipe;

  2. Treinamento em economia circular para toda a equipe do GAMT;

  3. Adequação do espaço físico para a separação e descarte correto de resíduos, orgânicos, recicláveis e eletrônico;

  4. Desenvolvimento de material educativo para circulação interna;

  5. Estruturação de um centro de reciclagem;

  6. Estruturação de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de eletrônicos;

  7. Revisão dos conteúdos em sustentabilidade nos cursos de formação.


“Nós buscamos estabelecer políticas que visam proteger o meio ambiente, promover o consumo responsável e além dessas práticas, a inclusão de temas voltados à sustentabilidade na formação dos jovens. Formar cidadãos conscientes e que praticam o que pregam. Todo o projeto foi construído com o envolvimento das pessoas, de maneira multidisciplinar, nessa jornada que será muito rica.” explica Claudia Leitte, conselheira responsável pelo projeto.


Com esses projetos, estamos alcançando impactos positivos em nossa comunidade, como o desenvolvimento da cultura de sustentabilidade, para membros do GAMT e alunos, a promoção da melhoria contínua e o envolvimento de todos em ações, fortalecendo o trabalho coletivo e a responsabilidade compartilhada.



295 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo