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  • Flaviane

Entenda como empresas que doam para instituições são mais bem vistas no mercado


A percepção da imagem de uma empresa pode ter impactos diretos em sua participação de mercado e lucratividade. Atualmente, uma pessoa não compra um produto apenas pelo preço, mas também avalia a reputação da empresa e como ela contribui para a formação de uma sociedade melhor.


Essa atitude está ligada à Responsabilidade Social e ao impacto que a empresa causa na sociedade que a rodeia. Isso mostra ao público em geral que as ações são pautadas em uma gestão ética e transparente que envolve a manutenção da qualidade de vida de sua comunidade interna e externa. O investimento em projetos ajuda a atender as necessidades da população ao redor da empresa, estimulando a economia local.


Uma pesquisa realizada em 2019 pelo Instituto Ipsos apontou que oito em cada dez brasileiros preferem consumir de empresas que apoiam boas causas e 63% das pessoas preferem aquelas que investem em educação e oportunidades de aprendizagem. Por isso, realizar doações e contribuir com instituições beneficientes pode fazer muito bem ao seu negócio.


Outro ponto positivo são os incentivos fiscais que existem para empresas que contribuem com projetos sociais. Quando se realiza uma doação para uma ONG é possível ter isenção fiscal e ao invés de pagar todos os impostos ao governo, o valor que foi doado pode ser deduzido dos tributos. As principais leis de incentivo fiscal que existem são a Lei Rouanet, a Lei de Incentivo ao Esporte e a Lei do Audiovisual.



Contribuir com ONGs podem trazer muitos benefícios para a empresa (foto: Freepik)


Além dos incentivos fiscais, existem outros benefícios para empresas que realizam doações para instituições. Veja alguns deles:


  • Valor agregado para a marca

Ter responsabilidade social mostra o quanto uma empresa é engajada e contribui com a sociedade em que está envolta. Essas boas atitudes geram valor agregado à marca e a fazem se destacar de suas concorrentes. Também é possível notar que os consumidores estão muito mais conscientes de sua cidadania e tendem a consumir marcas que provem seu valor social gerando impactos positivos no ecossistema que a rodeia.


  • Dedução no Imposto de Renda

Uma porcentagem dos valores doados para instituições podem deduzidos do Imposto de Renda da empresa. Isso acontece, pois essa doação está sendo investida dentro da comunidade e deve ser usada para projetos que impactem positivamente o bem-estar da sociedade.


  • Melhora na forma com que o cliente vê a empresa

A visão mais positiva sobre a empresa tem impactos diretos na decisão de compra do consumidor. As pessoas se sentem mais atraídas e confortáveis em consumir produtos que tem parte do seu lucro revertido em boas causas, fazendo com que elas sintam que também contribuíram, mesmo que indiretamente.


O GAMT trabalha em parceria com diversas empresas para o financiamento dos projetos de aprendizagem realizados pela instituição. Um dos parceiros é a empresa Suzano Papel e Celulose que contribui com o Projeto Jovens Talentos.


“Essa parceria conversa diretamente com nosso propósito de renovar a vida, contribuindo com a meta de Redução da Pobreza, onde queremos contribuir retirando 200 mil pessoas da pobreza até 2030 nos territórios de atuação da Suzano” explica Adriano Martins do departamento de Sustentabilidade da Suzano.


Se você tem uma empresa e também quer contribuir com os projetos realizados pelo GAMT, entre em contato pelo email gamt@gamt.org.br.

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