Buscar
  • Flaviane

ENEM: Dicas para você se preparar para a prova


E aí, você está pronto para o ENEM? Como o vestibular mais famoso do país, essa prova vai receber mais de três milhões de estudantes em busca de uma tão sonhada vaga em uma universidade.


Leia também:

Linkedin: Aprenda a usar a rede social a seu favor!

Como se sair bem na sua primeira entrevista de emprego

Aprenda os benefícios do voluntariado


Durante os dias 21 e 28 de novembro, esses alunos irão enfrentar 180 questões sobre Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, além de redigir uma redação dissertativa-argumentativa. A prova pode até estar perto, mas não se preocupe: o GAMT preparou 4 dicas importantíssimas para a realização deste vestibular.


Assista resumos dos principais conteúdos do ENEM

Agora que a parte dos estudos já passou, você pode assistir e ler resumos dos conteúdos cobrados no vestibular. Se liga nas principais plataformas para você conquistar a sua vaga!


  • Descomplica

O Descomplica desenvolve gigantes resumos dos principais conteúdos do ENEM de forma gratuita. Todos os anos, a plataforma desenvolve um evento de mais de 20 horas de duração com os professores de todas as matérias do vestibular. Basta acessar o canal no Youtube para assistir as aulas pelo link https://www.youtube.com/c/descomplica.


  • Biologia Total

O professor Paulo Jubilut prepara resumos incríveis da área da Biologia. Com mais de 300 conteúdos, seu canal é a escolha perfeita para quem precisa entender mais sobre essa matéria. https://www.youtube.com/watch?v=6Ug32AjUnzc


  • Umberto Mannarino

Temida por muitos, a Matemática é uma das partes mais complicadas do ENEM. Para se preparar, você pode acessar os resumos do professor Umberto Mannarino. Com muita didática, o professor detalha os principais temas que são abordados na prova em vídeos muito interessantes. https://www.youtube.com/watch?v=vJnmeVIajds

  • Débora Aladim

A historiadora Débora Aladim ganhou muita atenção com seus resumos de História nos últimos anos. Visite o canal da profissional e se atente a essa matéria pelo link https://www.youtube.com/watch?v=4ZsbPszhY_0.



Se atente aos temas que podem cair na redação

A redação é uma das partes mais importantes do ENEM, já que é uma chance única de conquistar até mil pontos na sua prova. Por esse motivo, ela exige muito cuidado. Por mais que os temas sejam imprevisíveis, é possível destacar algumas problemáticas que podem ser a escolha do INEP.


  • Pobreza menstrual

Recentemente em pauta por uma lei vetada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a pobreza menstrual representa a falta de acesso à recursos de higiene durante a menstruação. Esse problema faz parte da desigualdade de gênero e afeta milhões de mulheres em todo o mundo.


  • Violência doméstica

Por mais que seja combatida pela Lei Maria da Penha, a violência doméstica é um problema persistente no Brasil. Com a pandemia e a quarentena, pesquisas demonstram que esse crime aumentou em diversos lares do país.


  • Inclusão de grupos minoritários

A inclusão é um tema crescente nos últimos anos. O ENEM pode solicitar um grupo específico, como foi o caso do tema de 2017, ‘Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil’.


  • Mobilidade urbana

A mobilidade urbana é um grande problema das grandes cidades brasileiras. A grande emissão de gases poluentes, filas de trânsito intermináveis e a pouca acessibilidade do transporte público são os problemas que podem ser abordados na redação.


  • Educação socioemocional

A educação socioemocional valoriza os aspectos sociais e emocionais dos estudantes. Quando aplicada, ela ensina os alunos a lidarem com os limites e frustrações da vida e tomarem decisões da forma correta, além de demonstrar a importância dos relacionamentos saudáveis no meio social.


Não esqueça da sua saúde

Prestar um vestibular nunca é fácil. Depois de meses de dedicação, colocar seus conhecimentos à prova é um verdadeiro desafio, e é muito comum pensar em desistir. A saúde mental e física é tão importante quanto o seu estudo, e, por isso, não podemos deixá-la de lado.


O primeiro passo para realizar a prova com destreza é priorizar suas noites de sono. Ter uma boa noite de descanso é fundamental para a sua disposição e atenção. Nada de madrugar estudando e revisando as matérias: trace um horário fixo para dormir. Seu cérebro, com certeza, vai te agradecer.


A sua alimentação também é importantíssima: ter refeições balanceadas auxilia o seu sono e a sua atenção. Sua concentração é sempre maior quando você está bem alimentado.


A maior dica, no entanto, é priorizar sua saúde mental. A autocobrança e a necessidade de resultados são os maiores inimigos de um vestibulando, e também trazem grandes problemas, como a ansiedade e o medo. O segredo para driblar esses problemas é focar em seus limites e traçar metas realistas com seu estudo.


Um dos estudantes que seguiu essas regras foi o graduando em Jornalismo, Gustavo Alexandreli. Ao refletir sobre seu ano de vestibular, o jovem afirma que o processo é, de fato, muito complexo: ‘’Antes de realizar o vestibular, eu entrei em pânico. Eu estava indo pro cursinho, minha cabeça estava a mil e eu simplesmente travei. Depois desse dia, eu vi que precisava desacelerar e tirei um dia pra mim, tanto que usei isso antes do vestibular. Todos os dias antes de alguma prova, eu tentava ficar o mais relaxado possível’’.


Gustavo acredita que o foco é essencial: ‘’Uma dica é chegar pra fazer a prova pensando única e exclusivamente na prova e no que você está fazendo ali. Muitos pensamentos futuros podem te desconcentrar’’.


Reveja o que não pode faltar na sua bolsa

Já pensou em se preparar o ano todo para perder o vestibular por não levar o necessário? Cai fora! O edital do ENEM detalha corretamente o que você deve levar. Para realizar a prova, é obrigatório levar um documento com foto, uma caneta preta e uma máscara.


Para não correr o risco de sua caneta falhar, leve mais algumas por precaução. O INEP também autoriza os vestibulandos a levarem alimentos, já que a prova dura a tarde toda. Caso você tenha interesse em se alimentar durante o ENEM, prefira levar alimentos mais leves, como sanduíches naturais, frutas e barras de proteína.


Se você já garantiu seus materiais, tome cuidado: existem objetos proibidos na realização da prova. É extremamente proibido levar folhas para rascunho, usar acessórios na cabeça, fones de ouvido ou quaisquer aparelhos eletrônicos. Se precisar levar seu celular, garanta que ele vai continuar desligado. Por último, não esqueça de conferir onde sua prova será aplicada na plataforma do INEP.


5 visualizações0 comentário