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  • Flaviane

E fora das redes sociais, como você está?

Essa pergunta tem sido constante no meio dos jovens e trouxe uma grande discussão à tona. As redes sociais mostram um mundo completamente diferente do real. Festas, curtição e alegria o tempo todo são vertentes vistas nas mídias dos adolescentes e jovens. Mas será que isso é realmente verdade? Os jovens de hoje em dia tem uma enorme preocupação em não demonstrar sua realidade, utilizando as redes sociais para mascarar problemas pessoais. O medo da comparação e julgamento faz com que vejamos cada vez mais uma realidade maquiada no Instagram e Facebook. Com o aumento da busca por auxílio psicológico durante a pandemia, pode-se notar que nada do que era visto nas redes sociais era realmente verdade e isso impactou os jovens de forma negativa e prejudicial. Agora que estamos tendo a real noção do problema, como reverter essa situação e achar alternativas para mudar sua realidade fora das redes sociais? Confira mais nos tópicos abaixo.


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Estabeleça um limite de horas diárias

As redes sociais são programadas para serem viciantes. Com o scroll infinito e a quantidade avassaladora de conteúdo para se consumir, pode parecer impossível largar a tela do celular durante o dia. Por isso, existem técnicas que podem te auxiliar a usar menos as redes.


A maioria dos celulares conta com um gerenciador de horas para cada aplicativo. Assim, você consegue reduzir, pouco a pouco, a quantidade de tempo que você passa nas redes.


Delete aplicativos desnecessários

Quem nunca baixou dezenas de apps e esqueceu eles no celular, enchendo-o de notificações e lotando-o de mensagens? Uma medida drástica, porem eficiente, é deletá-los por completo de seu aparelho.


Para redes sociais que você usa ocasionalmente, uma opção é deletá-las do celular e utilizá-las apenas pelo computador. Você consegue aproveitar a rede sem ser atrapalhados pelas notificações diárias e aquela ‘checadinha’ na hora do trabalho ou estudo.


Promova a higiene de seu sono

A maioria das pessoas utiliza o celular bem antes de dormir. De acordo com médicos e psicólogos, esse hábito é muito prejudicial para a saúde mental. A hora do sono, considerada muito importante para o combate à ansiedade, é atrapalhada (e muito) pelo uso frenético do celular.


A higiene do sono representa o conjunto de técnicas que promovem um sono mais saudável. Esse processo ensina o seu corpo a dormir da forma correta. Para isso, basta desligar seu aparelho com uma hora de antecedência. Assim, seu sono vai chegar muito mais rápido!


Foque em sua vida real

Por mais que seja interessante conversar com seus amigos pelo WhatsApp ou jogar com colegas pelo Discord, não esqueça que essas atitudes não substituem a realidade.


Sair com seus amigos, conversar com sua família e fazer atividades físicas são opções para que você se conecte com o mundo real.

Procure por ajuda, se necessário

Muitas das vezes, as redes sociais são muito prejudiciais para a saúde mental. Problemas como ansiedade e depressão podem ser provocados pelo uso desenfreado das redes.


Se você acredita que precisa de ajuda, não tenha medo de procurar. Psicólogos e médicos podem te auxiliar nessa trajetória!


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