Buscar
  • Flaviane

Dicas de séries que vão te ajudar na hora de estudar história



Como uma das matérias favoritas dos estudantes brasileiros, o ensino da história é baseado em muita leitura e interpretação. Estudar sobre o passado da humanidade é uma tarefa longa e trabalhosa e, com esses diversos acontecimentos, pode ser difícil guardar todos os acontecimentos históricos necessários.


Leia também:

ENEM: Dicas para você se preparar para a prova

Responsabilidade social: Como sua empresa pode se desenvolver?

Universidade: Um guia completo


Na hora de estudar sobre essa matéria, assistir uma boa série pode te ajudar a compreender melhor sobre os acontecimentos do passado. Mesmo que ficção, a maioria das séries televisivas se espelha nos grandes momentos históricos para construir suas narrativas. Por isso, um bom programa audiovisual pode turbinar suas notas de História. Quer aprender quais programas assistir? Se liga no post de hoje!


The Crown

Para os amantes da história inglesa, The Crown é a escolha certeira. Passeando por décadas do reinado britânico, a série detalha o reinado da rainha Elizabeth II desde sua juventude até os dias atuais. Com quatro temporadas, The Crown já relatou diversos acontecimentos históricos, como o trabalho do primeiro-ministro Winston Churchill e as decisões ferrenhas de Margaret Thatcher. A série está disponível na Netflix.


Marco Polo

As aventuras emocionantes do explorador italiano Marco Polo foram condensadas em 2014 para uma série original. Viajante desbravador da Ásia, Marco Polo embarcou em um grande percurso até a China para descobrir novas terras com seu pai e tio. O programa ensina as metodologias utilizadas na época para viajar e conhecer novos países, e ele está disponível na Netflix.


Vikings

Talvez os mais famosos navegantes do passado, os Vikings desbravaram o mundo ao explorar e saquear povos nativos. Em 2013, o canal History encapsulou as histórias dos guerreiros nórdicos com a série original Vikings. Durante 6 temporadas, o viking Ragnar Lodbrok ensina muito bem como os antigos acordos comerciais e guerras aconteciam. A série está disponível na Netflix.


Spartacus

Quem se interessa pelo passado glorioso de Roma vai se apaixonar por Spartacus. No ano 73 a.C, a República de Roma foi ameaçada por uma revolta dos escravos liderados pelo gladiador Espártaco. Mais de 40 mil escravos lutaram vigorosamente contra Roma, mas acabaram perdendo a guerra. A série conta a história do guerreiro Spartacus e sua altercação e liderança durante o combate. Ela está disponível na Netflix e na StarzPlay.


Roma

Ao detalhar as mudanças políticas com a vitória de Júlio César, Roma explora as diversas realidades dos moradores da região. Com o custo de mais de 100 milhões de dólares, a produção do programa foi uma das mais caras da história. A série está disponível na HBO Max.


The Tudors

Talvez a família mais confusa da história da realeza inglesa, a casa de Tudor foi alvo de diversos problemas políticos. Lançado inicialmente em 2007, o programa The Tudors se baseia no reinado de Henrique VIII e a sua relação com a igreja e sua família. A série está disponível no StarzPlay.


Anos Rebeldes

A história recente do Brasil é pouco explorada pelo audiovisual do país. No entanto, a minissérie brasileira Anos Rebeldes se passa nos momentos de ditadura militar no país. Ao explorar as relações sociais e políticas da época, o programa detalhou a realidade da juventude durante a ditadura. A série está disponível na GloboPlay.




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo