Buscar
  • Flaviane

Contrato de aprendizagem acabando: o que fazer?

A Lei de Aprendizagem prevê que empresas de grande e médio porte devem contratar uma porcentagem de trabalhadores pelo contrato de aprendizagem. Esse contrato possibilita que jovens de 14 a 24 anos desenvolvam atividades teóricas e práticas que auxiliam em sua formação.


Leia também:

Linkedin: Aprenda a usar a rede social a seu favor!

Dicas valiosas para aprender a trabalhar em equipe

Conselho Municipal da Juventude: a importância da vida política do jovem


A lei estabelece, no entanto, que o contrato de trabalho deve ter a duração máxima de dois anos. Como forma de renda e emprego de milhares de jovens pelo país, o fim do contrato representa um grande desafio para suas recentes carreiras.


De acordo com a psicóloga do GAMT, Flaviane Santos, o fim do contrato de aprendizagem é apenas um capítulo da história dos aprendizes. ‘’Sempre trazemos essa questão [para os estudantes] que o programa de aprendizagem é uma porta para que eles sejam inseridos no mercado de trabalho. Sempre deixamos claro de que ele tem um término e orientamos que eles se desenvolvam ao máximo no programa’’


Mas, então, o que fazer quando esse período estiver se encerrando? Como conseguir me destacar no mercado? Se você tem essas dúvidas, não se preocupe: O GAMT preparou algumas dicas para que você se adapte ao final do contrato de aprendizagem.



Seja o protagonista de sua formação no programa

Por mais que a empresa ofereça os mecanismos de aprendizagem necessários para sua formação durante o programa, nunca deixe de ser o protagonista de seu aprendizado. Utilize de seus últimos momentos para adquirir todas as informações necessárias no seu ramo, entender os processos mais implícitos de sua empresa, além de aprender mais sobre o seu cargo. A oportunidade de ser um jovem aprendiz é única - aproveite.


Aprenda com seus líderes

Em um cargo de aprendizagem, é normal ter contato com diferentes pessoas em sua empresa - aproveite essa oportunidade. Converse com seus superiores, entenda mais sobre a área e aprenda como eles conquistaram suas posições de liderança. Essa mentoria é importantíssima para sua formação.


Não esqueça de fazer o networking

Estar em uma empresa de médio a grande porte significa que você tem contato com pessoas importantes em sua aprendizagem. Se o seu contrato está acabando, essa é a sua chance: participe dos eventos de sua empresa, forme uma lista de contatos e não tenha vergonha de se apresentar e conhecer outras pessoas. Assim, você expande sua rede e ainda tem a possibilidade de conquistar outras vagas de emprego.


Verifique as vagas na sua empresa

Se o seu período de aprendizagem estiver no fim, não esqueça de verificar as posições abertas na sua empresa e conversar com seus líderes sobre a possibilidade de efetivação. Pode ser a sua chance de continuar na empresa e ainda ser efetivado para uma vaga ainda melhor!



Dê continuidade aos estudos

Assim como a vida profissional, a vida acadêmica também é muito importante. Num mercado de trabalho cada vez mais tecnológico e auto suficiente, uma boa faculdade ou técnico pode te destacar em um processo seletivo. Não pare de estudar!


Faça um plano de carreira

Um plano de carreira representa os caminhos e metas que você deve conquistar para conseguir seu espaço no mercado de trabalho. Como um recém jovem aprendiz, tente focar nas áreas que você se interessa e faça uma pergunta para si mesmo: como posso chegar até lá? A partir disso, você consegue entender os melhores trajetos para desenvolver sua carreira profissional. Esses passos incluem cursos, formação acadêmica, networking, leituras, entre outros.


Atualize seu currículo e desenvolva seu LinkedIn

Não esqueça de atualizar seu currículo com o que conquistou durante o período de aprendizagem. Detalhe como exerceu sua posição e o que aprendeu. Seja no uso de softwares, como Word ou Excel, ou na operação de máquinas, é sempre importante detalhar o que se sabe fazer.


Outra plataforma importantíssima é o LinkedIn. Com o uso das redes, o sistema de vagas e as publicações, você consegue criar uma rede de contatos e também se candidatar diariamente a milhares de vagas pelo país. Sempre atualize sua rede!


6 visualizações0 comentário