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  • Flaviane

Como traçar metas para sua empresa para 2022

O fim de ano sempre é palco de diversos debates no meio empresarial: a mensuração de resultados, a avaliação do trabalho e a visão para o futuro fazem parte do pensamento de qualquer empreendedor nesse período. Depois de um período transformador de quarentena, pandemia e home office, o ano de 2022 parece trazer novos horizontes para o empreendedorismo, e, para consolidar um ótimo futuro diante dessas mudanças, é necessário traçar as metas a serem alcançadas no próximo ano.


Você já tem os objetivos e metas da sua empresa para 2022? Se liga no post de hoje, pois o GAMT te ensina a importância e o caminho para traçar metas de sucesso para o próximo ano.


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Por que traçar metas?

Traçar metas, demandas e objetivos é a ação necessária para construir o futuro de sua empresa. Sem metas, é impossível verificar as principais demandas e necessidades que irão pautar os próximos passos de seu negócio.


Analise o presente

Antes de decidir o que será do futuro de sua empresa, é necessário observar o presente. Como o ano que passou foi para sua empresa? Quais os pontos fortes e fracos de seu negócio? O que seus funcionários estão sentindo? O que seu público está relatando? Qual a rentabilidade de sua empresa? Esses dados podem te direcionar para um futuro mais claro.


Defina prioridades

É impossível alcançar tudo que se deseja para sua empresa sem definir o mais importante. Para conquistar os objetivos de seu negócio, é preciso definir as prioridades do ano seguinte. Após analisar seu presente, confira o que você imagina estar faltando. Prospecção de novos clientes? Novo público alvo? Corte de gastos? Contratações? Só o seu negócio pode te dizer!


No dia a dia, dezenas de tarefas podem atrapalhar o empreendedor de verificar o que realmente está faltando para o próximo ano. Priorize as questões de urgência, para assim, conseguir verificar as suas necessidades.


Fortifique seu time e seus valores

Uma empresa sem um time unido não é uma empresa com futuro. Para conseguir alcançar todos os seus objetivos, é essencial que seu time conheça a cultura e os valores de seu negócio. Para isso, você pode investir em treinamentos internos e projetos de feedback. Além de promover a cultura organizacional, essas mudanças podem aumentar a produtividade e fortalecer seu negócio.


Construa planos de ação

Agora que você sabe o que precisa mudar, é hora de pôr as mãos na massa. Se pergunte: como vou chegar até lá? Quais os passos para conseguir alcançar esses objetivos? Coloque essas perguntas em um papel e trace os planos de ação para chegar até as suas respostas.


Também vale escolher algum programa que possa te ajudar na direção desses projetos. Diversas empresas utilizam softwares e sites para conseguir lidar com as demandas. Se você gosta do método Kanban, o Trello pode ser a sua melhor escolha. Para quem prefere uma interface mais linear, o site Asana é uma ótima opção, e, para times que trabalham rapidamente e com muitas tarefas, o Meister Task é um site excepcional.


Não esqueça de seu público

Além de mensurar seus objetivos, não esqueça de quem constitui uma parte importantíssima de sua empresa: seu público. Sempre esteja atualizado nas demandas, necessidades e medos das pessoas que consomem seu produto ou serviço.


Não esqueça também de se adaptar às mudanças tecnológicas. Além dos planejamentos financeiros e estruturais, uma empresa precisa ter presença digital para se comunicar com seu público. Entre contratar um social media, uma agência ou estabelecer uma área digital para sua empresa, sempre foque na presença de sua rede nas mídias e na internet. Mais do que nunca, as redes sociais são uma das principais fontes de venda e de disseminação de informação em todo o mundo.


Acompanhe suas metas

Depois de colocar suas metas em prática, não esqueça de avaliá-las! Acompanhe todas as suas demandas de perto, para que assim, elas sejam realizadas da forma correta.


Para entender um pouco mais sobre o planejamento em uma empresa, o GAMT entrevistou Lucas Brancatti, empresário e sócio da SB Marketing. Lucas empreende desde a adolescência, e, desde 2016, é dono do próprio negócio. No início, ele ainda participava de outro projeto: ‘’Percebi que já não dava mais para dividir o tempo [...] e foi aí que decidi focar somente na SB para conseguir organizar mais a estrutura da empresa’’.


Ao relatar sobre seus objetivos como empreendedor, o profissional detalha que as metas são necessárias para a evolução de toda a empresa. ‘’Com as metas, é possível mensurar cada período para saber quão perto de alcançá-las estamos. De certa forma, quando é tudo bem estruturado, ajuda no engajamento e motivação da equipe’’.


Como líder e coordenador das atividades de conteúdo de sua empresa, Lucas também acredita que a união de sua equipe é essencial. ‘’Outro fator importante é que as metas dão sentido a cada ação da empresa, fazendo com que toda equipe saiba onde estamos querendo chegar e juntos façamos a melhor estratégia’’


O empreendedor também ressalta a importância de estagiários e jovens aprendizes para a consolidação das metas de um negócio.’’Os jovens sempre chegam com ideias novas, energia renovada e estão mais antenados nas interações tecnológicas’’. Lucas também evidencia como os jovens podem absorver as metas da empresa com muita facilidade. ‘’Temos oportunidade de ensinar e realmente acompanhar o crescimento profissional das pessoas, fazendo com que elas evoluam, tenham interesse na área e absorvam a cultura da empresa’’


E aí, entendeu um pouco sobre a importância das metas? Se você tem vontade de alcançá-las e colocá-las em prática, conte conosco. O GAMT te ajuda na contratação de jovens aprendizes! É só visitar o nosso site https://www.gamt.org.br/ para saber mais.

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