top of page
Buscar

Benefícios de aprender Robótica para crianças

Já teve curiosidade de saber como uma máquina foi feita? Ou como determinada tecnologia funciona? Se você como adulto já pensa assim, imagina como uma criança cheia de curiosidade e vontade de aprender pensa ao olhar para as tecnologias ao seu redor. Essa curiosidade pode ser estimulada e dar asas para o desenvolvimento de habilidades que serão primordiais para o futuro profissional com a Aprendizagem de Robótica.

tecnologias


A Robótica ensina como os robôs ou máquinas funcionam e pode ser aplicada no aprendizado das crianças, aproximando-as da ciência e tecnologia que estão presentes em todos os aspectos do nosso cotidiano.


Antes mesmo de muitas tecnologias serem inventadas, Seymour Papert desenvolveu nos anos 70 uma forma de aprendizagem por meio da programação com a linguagem Logo que revolucionou o jeito de ensinar crianças. Por meio dessa linguagem foi criado o Construcionismo que visa que as crianças sejam protagonistas de seu aprendizado, construindo modelos mentais para entender o mundo ao seu redor e resolver problemas. Ou seja, elas aprendem com experiências e colocando a mão na massa, sendo mais ativas no processo de aprendizagem e usando o computador como facilitador.


A robótica coloca a criança como protagonista da sua aprendizagem (foto: Arquivo)


Alguns dos benefícios da Aprendizagem de Robótica são:

Estimulo do raciocinio lógico


Os desafios propostos nesse tipo de aprendizagem exigem muita concentração e uma sequência lógica para finalizar uma tarefa. Isso ajuda na resolução de problemas e desenvolve o lado esquerdo do cérebro que é responsável pelo raciocínio lógico, analítico e crítico.


Incentivo a organização


Como são realizadas atividades que envolvem concentração, a criança também aprende a organizar os pensamentos para conseguir encontrar soluções para os problemas de cada projeto. Isso reflete diretamente no planejamento de tarefas e nos métodos de estudo.


Promove a criatividade


A aprendizagem de robótica incentiva que as crianças e adolescentes saiam da zona de conforto, criando novas maneiras práticas para cada desafio. Esse olhar diferenciado é a base de desenvolvimento de cada projeto e anda mais lado a lado com a parte mais lógica que é proposta nas formações de tecnologia.



O GAMT Lab leva a robótica para crianças e jovens da região (foto: Arquivo)

Como é a Aprendizagem de Robótica no GAMT?


A Aprendizagem de Robótica faz parte da formação em tecnologia do GAMT Lab. Esse é um espaço em que os alunos aprendem se divertindo, abordando em cada encontro temas e desafios diferentes. São propostas atividades em forma de experimentos feitos em grupos para que os alunos encontrem soluções para os desafios propostos. “A interação, colaboração e criatividade fazem parte desta experiência” explica a coordenadora do GAMT Lab Vania Agostinho.


Segundo Vânia: “as crianças e adolescentes de hoje nasceram num universo digital e utilizar os equipamentos tecnológicos é visto como algo fácil e intuitivo. Poucos estudantes têm acesso às informações de como as ferramentas são desenvolvidas e como ser, também, um protagonista e criar novas tecnologias”. Por isso, o GAMT Lab estimula um olhar mais proativo dos alunos permitindo que a curiosidade desperte o interesse na tecnologia.


Nessa formação tecnológica, os alunos aprendem temas relacionados à robótica, programação, criação de jogos, eletrônica, modelagem 2D e 3D, entre outros. São utilizadas 3 estratégias principais: aprendizagem criativa, aprendizagem baseada em projetos e STEM.


Esse é um investimento para o futuro da criança que pode abrir portas para uma carreira profissional de sucesso. Com o GAMT Lab, os alunos passam a ser mais ativos em sua aprendizagem e assumem o papel de criadores na área da tecnologia, tendo a oportunidade de desenvolver aplicativos, jogos e ferramentas em cada projeto.


As inscrições para a próxima turma do GAMT Lab estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.


74 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page